Vai acabar a comidinha dos papás? E os frigoríficos recheados, prontos a serem pilhados a meio da noite? E as camisas e vestidos lavados e passadas a ferro? Nada temas. A mudança pode ser grande, mas há dicas que te ajudam no período de adaptação.

1) Procura a casa ideal
Se fores para a mesma cidade com um grupo de amigos, tudo poderá ser mais fácil. Em conjunto, a busca pode ser facilitada. Por outro lado, se tiveres familiares na cidade para que vais estudar, podes começar por ficar com eles, até encontrares o teu próprio espaço.
Pode também dar-se o caso de não contares com nenhum tipo de apoio. Contudo, não desesperes. Dirige-te à instituição de ensino superior que vais frequentar e verifica se não existem espalhadas pelos corredores propostas de arrendamento de casas. Por norma, vais encontrar anúncios para quartos, apartamentos ou casas que fiquem perto da escola e que sejam apenas destinados a estudantes universitários. Tens ainda a possibilidade de te candidatar a uma residência universitária: prepara a tua candidatura bem cedo para que consigas tratar tudo a tempo.

2) Enfrenta o fogão
Não entres em pânico se não souberes sequer acender o fogão. Esta é a tua oportunidade para dominar a arte da culinária. Podes sempre recorrer ao clássico do take-away e da comida congelada mas há limite para o número de pizzas, lasanhas e cannelonis congelados que conseguimos aguentar. Utiliza a internet, nomeadamente o Youtube, para encontrar receitas fáceis e baratas que te podem ajudar no período de adaptação à cozinha. Se tudo falhar, recorre ao kit de emergência da maioria dos estudantes – as cantinas universitárias.

luggage 1081872 960 720

 3) Controla os gastos
Nesta fase em que conquistas a tua independência, é importante que consigas gerir as tuas finanças, enfrentando despesas fixas, expectáveis e inesperadas com mestria. Começa por arranjar um mealheiro (variante “porquinho” é opcional) para acumular alguns trocos que te sobrem ocasionalmente. Outra dica é que, quando saíres à noite, leva uma quantia fixa de dinheiro contigo, repetindo para ti próprio a frase: “não vou levantar dinheiro, não vou levantar dinheiro, não vou levantar dinheiro”. Na mesma linha, vai às compras de barriga cheia, para evitar a compra de guloseimas várias como chocolates, gomas, bolachas, gelados e afins. E, já agora, leva um saco de viagem com tupperwares, sempre que fores a casa, para trazeres mantimentos.

4) Estuda o terreno 
Prepara os teus trajetos habituais. Percebe quanto tempo vais demorar entre a tua casa e os principais pontos pelos quais passarás: cantina, aulas, etc… Tenta perceber se a distância é passível de ser feita a pé ou, em alternativa, de bicicleta. Na tua tarefa de orientação, podes sempre com a ajuda do Google Maps ou aplicações do género, que te oferecem as diferentes opções (transportes públicos, a pé ou de carro). Mas se o teu problema for mesmo um percurso longo, ou se gostas de dormir aqueles 5 minutos extra, o passe mensal de transportes públicos é uma das melhores opções. pexels photo 1682694

5) Mantém-te ligado
Tens uma lágrima no canto do olho? Quase sentes falta dos teus pais? Para evitar que a nostalgia te apanhe desprevenido, podes sempre fazer uma conta de facebook à tua avó, instalar o whatsapp à tua mãe, ou, se te sentires com coragem, instalar o skype no computador ao teu pai. Com sorte, ao fim do dia, selfies da família inteira.

6) Vai passear!
Aproveita a oportunidade de estar numa cidade que não conheces e… vai conhecê-la! Descobre os locais que caracterizam a tua nova terra, afinal de contas, se tudo correr bem, vais passar algum tempo por aqui. Espreita as agendas culturais do sítio onde te encontras e procura ir a concertos, ao cinema, assistir a grupos de teatro amador, aos museus… No fundo, aproveita esta mudança o melhor da melhor maneira, através de uma postura ativa.

pexels photo 1082380

7) Dá-te a conhecer
O melhor conselho que te podemos dar, para uma adaptação bem-sucedida é… conhece novas pessoas. Com amigos, tudo se torna mais fácil. Se fores uma pessoa naturalmente introvertida a melhor forma será encontrares uma atividade que te permita fazer novos conhecimentos: seja ela um jogo de futebol à quinta-feira ou um clube de xadrez às segundas de manhã. Gostas mesmo é de ficar em casa a ver uma série ou a jogar? Bem, tens sempre a possibilidade de convidar colegas e amigos para ir até tua casa. Afinal de contas, há poucas coisas, na vida de estudante, como em todas, que não melhorem com companhia.