#1 CTeSP em Produção Artística para a Conservação e Restauro


img tespcr1

Lecionado na Escola Superior de Gestão de Tomar, o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Artística para a Conservação e Restauro tem como foco permitir aos estudantes "desenvolver os seus conhecimentos sobre os contextos históricos e artísticos do nosso património e sobre os materiais e as técnicas de produção artística", explica o diretor da formação; Ricardo Pereira Triães. O docente acrescenta que é ainda objetivo desta formação garantir conhecimentos sobre as várias etapas dos projetos de produção artística, seja de forma autónoma ou na área de conservação e restauro.

Nesse sentido, este curso garante competências com técnicas tradicionais de produção artística que permitem tanto desenvolver trabalhos artísticos como contribuir para a preservação e recuperação do património cultural e artístico de cada região. Por essa razão, algumas das competências "estão relacionadas com as artes e os ofícios tradicionais", explica Ricardo Pereira Triães, como a produção do azulejo, a talha dourada, a encadernação, os estuques, a marcenaria, a moldagem e modelação, a pintura, entre outras.

 

Filosofia

 

Os diplomados deste curso são profissionais especializadas na conservação e restauro do património cultural, podendo trabalhar na área de bens móveis (como madeiras, cerâmica, papel, gesso, etc.) e na produção de réplicas, bem como a divulgação do património cultural e no desenvolvimento de projetos de criação artística e contemporânea.

"Este é um curso com um perfil único no contexto do país, que permite desenvolver atividades de diferentes áreas, desde as artes e às humanidades", explica o diretor da formação, "passando pelo estudo dos materiais e da química, pelas técnicas de produção tradicionais, até às áreas do desenho e da fotografia, sem esquecer as novas tecnologias ou as noções de gestão"

Para saber mais sobre este curso, clica aqui.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.