A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) revelou hoje, no seu website, as principais datas do Concurso Nacional de Acesso de 2020. Estas datas estão adaptadas às alterações ao calendário de realização de exames nacionais resultantes das "medidas excecionais e temporárias de reposta à pandemia da doença Covid-19 no âmbito dos ensinos básico e secundário", informa a DGES.

Desta forma, a apresentação da candidatura à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso realiza-se de 7 a 23 de agosto, com os resultados a serem divulgados a 28 de setembro. A matrícula nas instituições de ensino superior dos estudantes colocados terá lugar, depois, entre 28 de setemebro e 2 outubro.

A segunda fase de candidaturas começa a 28 de setembro, terminando a 9 de outubro, com os resultados a serem divulgados no dia 15 do mesmo mês. Os candidatos deverão depois inscrever-se e matricular-se entre os dia 15 e 19 de outubro. A data da terceira fase de candidaturas (22 a 26 de outubro) e respetivos resultados (30 de outubro) também foi anunciada, com as matrículas a realizarem-se de 30 de outubro a 3 de novembro.

 

 

 

 

A definição das datas de início e fim dos períodos letivos ficará agora a cargo das instituições de ensino superior que, explica a DGEs, deveráo ajustar o início das respetivas atividades letivas para os novos estudantes ao calendário do Concurso Nacional da Acesso, uma vez que ele "representa, em regra, o maior fluxo de número de inscrições".

A DGES recorda que o Concurso Nacional de Acesso (CNA) representa 77% dos ingressos nos ciclos de estudo de formação inicial no ensino superior público, sendo o restante ingresso distribuído pelos concursos especiais para maiores de 23 anos, titulares de cursos médios e superiores, titulares de CET e CTeSP, estudantes internacionais, mudanças de par instituição/curso e regimes especiais, incluindo os novos concursos especiais para estudantes com ensino secundário por via profissional.