"Estudar em Coimbra é diferente de estudar em qualquer outro local do país". A afirrmação foi partilhada pelo Presidente da ESEC, António Leal, no início do segundo dia de I Love We, na receção à equipa de reportagem que, durante esta semana, está a dar a conhecer os espaços, os projetos, os cursos e os testemunhos de estudantes desta escola superior do Politécnico de Coimbra. "Os nossos cursos são sempre uma boa opção", explicou António Leal, destacando a diversidade de cursos incluídos na oferta formativa que vão das áreas das Artes, à Comunicação, Turismo, Língua Gestual, entre outros. Estudar em Coimbra, reforçou, é estudar "numa cidade de jovens, centrada na vida estudantil".


 

Durante esta semana, e até 25 de junho, um conjunto de diretos está a ser transmitido em vários pontos desta instituição de ensino superior, através das redes sociais da Forum Estudante (Facebook e Instagram). Para além desta viagem pelo interior da ESEC, também nas redes sociais da Forum, há ainda oportunidade de participar em quizzes diários que darão direito a prémios e esclarecer todas as dúvidas sobre cursos.

O segundo momento de direto transmitiu um ensaio dos estudantes da ESEC, no âmbito da unidade curricular de coro da Licenciatura de Estudos Musicais Aplicados. Um dos estudantes presentes explicou que o curso "consegue acolher alunos de diferentes tipos de experiências musicias". De momento do primeiro ano, o aluno da ESEC destacou que já foi possível obter "um nível de conhecimentos bastante variado e evoluído".



A Língua Gestual Portuguesa esteve em destaque, durante a tarde, com a visita de uma atividade realizada em sala de aula. Uma das estudantes entrevistadas partilhou, com recurso a tradução simultânea, a sua experiência neste curso: "O meu objetivo é ser professora de Língua Gestual Portuguesa. É o que quero para o meu futuro, ensinar crianças surdas e ser um modelo, mostrar que sou surda e tenho uma identidade". "Tenho gostado muito de estar na ESEC e tenho evoluído imenso", sublinhou.


 

 

 

A edição de 2021 da "I Love We" integra ainda dois workshops online, práticos e gratuitos, destinados a dar a conhecer "a vertente mais prática de alguns dos cursos", explica a ESEC. Desta forma, no dia 24 de junho, pelas 15h30, realiza-se o Workshop Ilustração, dinamizado por estudantes do curso de Arte e Design. No mesmo dia, pelas 14h30, realiza-se o Workshop de Iniciação à Edição de Vídeo. Para mais informações e inscrições, clica aqui. O segundo dia de I Love We encerrou com uma apresentação do trabalho dos estudantes da ESEC, com a apresentação de uma peça de Estevão de Brito.

 

Do Design à Educação

O curso de Design e Multimédia foi o primeiro protagonista de hoje, durante o terceiro dia de I Love We, com um dos estudantes da ESEC a partilhar o seu testemunho sobre a sua experiência. "O curso é muito abrangente e acabamos por ficar a par do paradigma do audiovisual", contou, explicando que a escolha pela ESEC, depois de uma passagem pela licenciatura de Economia, se deveu ao facto de este ser um curso "prático e não focado apenas na teoria".

 



O dia continuou com a oportunidade de conhecer os Music Sign, um projeto fundado, em 2015, por dois intérpretes de Língua Gestual da ESEC, Rafela Silva e Pedro Oliveira, que consiste na interpretação de músicas para a comunidade surda. Depois de uma breve entrevista, os fundadores do projeto e diplomados da escola, fizeram ainda uma demonstração do seu trabalho com a música "Paixão" dos HMB.

 



O dia continuou com um direto a partir do estúdio de áudio da ESEC, onde foi possível conhecer um dos diplomados desta escola, Miguel Alves, que completou o curso de Música. Sobre a sua experiência, Miguel destacou "a vertente prática muito forte" que correspondeu aos seus objetivos. "Como aluno, o que notei mais, até porque já tinha vindo de outra instituição de ensino superior, foi a liberdade. Os alunos têm alguma liberdade para destacar os nossos pontos fortes e o que queremos para o futuro", acrescentou.

A terminar, houve tempo para descobrir outro dos cursos da oferta formativa da ESEC, a licenciatura em Educação Básica. Uma das estudantes deste curso explicou que foi o gosto pelo trabalho com crianças que motivou a sua escolha, sendo que o facto da ESEC "ser uma escola prática que envolve os estudantes em vários projetos e dinâmicas", como estágios, foi "o principal motivo" para a sua decisão. A estudante tem trabalhado no projeto "Viajar com Livros", que consiste em contar histórias online a crianças de outros países.

 

 

A edição de 2021 da "I Love We" integra ainda dois workshops online, práticos e gratuitos, destinados a dar a conhecer "a vertente mais prática de alguns dos cursos", explica a ESEC. Desta forma, no dia 24 de junho, pelas 15h30, realiza-se o Workshop Ilustração, dinamizado por estudantes do curso de Arte e Design. No mesmo dia, pelas 14h30, realiza-se o Workshop de Iniciação à Edição de Vídeo. Para mais informações e inscrições, clica aqui.

Os diretos a partir da ESEC, dando a conhecer cursos, espaços, projetos e testemunhos de estudantes desta escola superior continuam durante o resto do dia de hoje. Para acompanhar, segue as redes sociais da Forum Estudante (Facebook e Instagram).