Aconselhamento personalizado, treino de estratégias ou disponibilização de informação para melhoria do bem-estar são algumas das formas como o IPDJ está a ajudar todos os jovens interessados em tornar os seus hábitos mais saudáveis. Este apoio é concretizado através do programa Cuida-te+, uma iniciativa dirigida a jovens entre os 12 e os 15 anos que disponibiliza serviços gratuitos assegurados por profissionais especializados na área da saúde juvenil.

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPDJ, no seu site, para alcançar estes objetivos, o programa Cuida-te+ cruza quatro áreas de atuação: saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, comportamentos aditivos e dependências, bem como alimentação e atividade física e desportiva. Este apoio é prestado com garantia de confidencialidade, através das seguintes formas.

 

 

Sexualidade em Linha

Para todos os temas ligados à saúde sexual e reprodutiva, podes recorrer ao serviço telefónico Sexualidade em Linha (808 222 003), disponibilizado pelo IPDJ para esclarecimento de dúvidas e aconselhamento. A linha está disponível todos os dias úteis, entre as 11h00 e as 19h000 e aos sábados, das 10h00 às 17h00.

 

Gabinetes de Saúde Juvenil

Os jovens interessados em encontrar apoio na adoção de um estilo de vida mais saudável podem dirigir-se aos Gabinetes de Saúde Juvenil do IPDJ. Estas estruturas estão presentes em todos os distritos de Portugal Continental (um por distrito), sendo que podes agendar um atendimento clínico de forma simples e por iniciativa própria.

 


Saúde sobre rodas
Uma das vertentes de ação do programa Cuida-te+ diz respeito à criação de unidades móveis de apoio. Estas unidades são carrinhas devidamente equipas e utilizadas por equipas técnicas especializadas que se deslocam pelo país para prestar informações e conselhos. Enquanto estudante, podes ainda ter acesso ao programa no caso de a tua escola, associação juvenil, autarquia, IPSS ou ONG se candidatar a ser visitada por uma destas equipas móveis.


 

 

Canal Interativo

O site do IPDJ garante-te acesso a uma área onde tens possibilidade de colocar questões de forma anónima, gratuita e confidencial, de forma remota. As respostas às tuas perguntas serão dadas por psicólogos e psicólogas que têm como objetivo informar, aconselhar e ajudar a encontrar estratégias, podendo também indicar outros serviços complementares.

 

Educação para a Saúde

O programa Cuida-te+ inclui ainda iniciativas de promoção da saúde como o teatro, a expressão plástica, a música, o desporto ou a dança. O IPDJ refere que outro dos públicos-alvo deste programa são todos os que tenham um papel potencialmente influenciador na promoção de comportamentos benéficos para a saúde dos jovens. .