Quando chegada a altura das candidaturas a cargos em empresas, é comum as pessoas não saberem como fazer um currículo. Isso acontece, em parte, porque atualmente existem outros métodos para conquistar uma vaga, que vão desde a tradicional indicação, até programas de inscrições e outras possibilidades.

Nestes casos, como a entrevista pessoal é mais relevante, um currículo negligenciado não impede que o profissional consiga a vaga a que se candidata. Mas, para quem procura emprego pelo método tradicional, através do envio do CV, preparámos uma lista com algumas dicas relevantes sobre como fazer um currículo arrasador, que conquiste a atenção do recrutador:

 

#1 Começa sempre pelas informações pessoais

n2


Os recrutadores, normalmente, contam com um grande número de CV para avaliar, e dispõem de um tempo relativamente curto para a seleção. Portanto, de modo a manter a estrutura lógica do currículo, posiciona as tuas informações pessoais no topo do documento, assim é mais simples a identificação.

 

 
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#2 Insere um resumo da tua experiência profissional

Costa Vicentina
Por baixo das informações pessoais, descreve as tuas experiências e, se possível, identifica a área em que pretendes trabalhar atualmente. Mantém sempre a consistência, pois o recrutador procura um profissional que apresente características pertinentes para a vaga. Ou seja, para um cargo na área da tecnologia, é esperado que o candidato tenha competências nesse ramo e que o resumo profissional esteja de acordo com esta ambição, o que nos leva à próxima dica.

 


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#3 Foca-te nas experiências que realmente fazem sentido


Douro
Mesmo que pretendas uma recolocação no mercado de trabalho, e consideres todas as tuas experiências relevantes para o perfil profissional, este não é o foco da seleção de currículos. Podes apresentar as outras experiências numa próxima fase do recrutamento, como, por exemplo, durante a entrevista. Por isso, no CV, destaca apenas as experiências profissionais mais recentes e que consideres pertinentes para a vaga em questão.

 

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#4 Divulga o teu currículo através da Internet


Açores


É relativamente raro as empresas demonstrarem interesse em receber currículos impressos, normalmente, esta primeira etapa da seleção costuma ser realizada online. Ou seja, investe na divulgação do teu currículo pela Internet, seja em sites de vagas de emprego, através do LinkedIn, grupos no Facebook, ou nos sites das empresas em que pretendes trabalhar - porque muitas já iniciam esta seleção nas suas plataformas digitais.

 


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.




#5 Encontra o modelo de Curriculum Vitae que mais te favoreça


Ferreira do Zêzere 

Por fim, a dica mais importante de todas, cria um currículo que favoreça as tuas competências. Não uses um modelo já pronto, tirado de algum editor de texto. Por exemplo, caso sejas um designer gráfico, trabalha a diagramação do teu currículo, para conseguires uma disposição mais interessante, que aguce a atenção do recrutador e o leve a querer ver o teu portefólio. Já no caso de seres uma pessoa mais velha ou de teres informações pessoais que de algum modo te prejudiquem por preconceito, usa um outro modelo de CV, designado currículo cego.

Agora que já juntaste estas dicas relevantes sobre como construir um CV arrasador, só tens de enviá-lo para as vagas que sejam do teu interesse, pois terás mais possibilidade de ser selecionado para uma próxima etapa. Boa sorte!