O início do período escolar é sinónimo de investimento financeiro e, como tal, é importante começar a fazer contas e a analisar as poupanças pessoais, para conseguires gerir os teus fundos.

Apesar de haver necessidade de gastar algum dinheiro, nesta fase, por outro lado, há estratégias para poupar que podes colocar em prática, com o objetivo de aliviares o teu orçamento.

O Impacto do Início das Aulas nos Estudantes

Voltar às aulas tem um elevado impacto na vida de milhares de  jovens, como tu, em vários aspetos, que variam mediante a idade, o ano escolar e as circunstâncias pessoais de cada aluno.

Esta fase é marcada por alterações na rotina, desafios de adaptação e, também, por gastos financeiros. Desde os alunos mais novos, aos jovens que estão no ensino secundário ou na universidade, os custos associados à compra de material escolar, à aquisição de uniformes, e ao pagamento de propinas, entre outros, contribuem para o sentimento comum de sobrecarga financeira.

Como tal, é o momento ideal para desenvolveres as tuas capacidades de planeamento e disciplina, com o objetivo de utilizares, de forma inteligente, o teu orçamento e conseguires dar resposta às tuas necessidades.

Como Poupar no Regresso à Escola?

Independentemente do teu ano de escolaridade, há sempre custos associados a este momento de mudança. Nao obstante, há soluções que podes colocar em prática, para conseguires poupar:

1. Define um orçamento escolar - em primeiro lugar, deves analisar detalhadamente os teus rendimentos e listar todas as despesas que terás, neste período de transição. Desta forma, terás uma visão real do montante que tens disponível e poderás definir as estratégias para conseguires dar resposta a todas as tuas necessidades.

2. Prioriza o indispensável - apesar de haver uma tendência para a aquisição de novos produtos, é fundamental reutilizares tudo o que estiver, ainda, em condições. Há
artigos que apresentam uma maior durabilidade, tais como, a mochila, o estojo e a calculadora.

3. Compara as opções no mercado - depois de identificares as tuas necessidades, deves explorar as opções existentes. Procura tomar decisões ponderadas e
informadas. Por exemplo, há determinados equipamentos tecnológicos como um computador ou um tablet, que podem ser fundamentais para os alunos do ensino secundário e universitário. Se és universitário e estas compras, mais as propinas, são um desafio, podes considerar pedir um crédito pessoal destinado a formação. É uma opção que deves considerar após verificares que nenhuma das outras opções é possível para ti. Antes de avançar, analisa bem bem antes de avançar e pede ajuda, se necessário!

4. Opta por artigos com desconto - procura descontos e materiais em segunda mão. Nesta altura, é comum haver artigos de marcas brancas, que apresentam preços mais competitivos. Além disso, há várias plataformas online que disponibilizam itens utilizados, tais como manuais e material de escritório, que estão em boas condições e que podes obter, por um preço mais baixo.

5. Compra de forma espaçada - se, por exemplo, tens necessidade de adquirir obras recomendadas para as disciplinas, opta por realizar as compras gradualmente, à medida que os professores forem solicitando os livros.

6. Define um plano de refeições - a alimentação é um dos grandes investimentos associado ao dia a dia de todos os alunos. Uma boa oportunidade para poupar, é organizando um plano de refeições e avaliando se compensa optar, por exemplo, por comer no refeitório da instituição ou levar comida de casa.

7. Economiza nas deslocações - se necessitas de te deslocar para o teu estabelecimento de ensino, então podes explorar as opções de transportes públicos. Esta solução, além de ser mais ecológica, permite uma margem considerável de poupança, havendo já vários passes com tarifas económicas para estudantes como tu.

Poupar em tempo escolar exige ponderação, análise e organização, mas é possível. Com esforço e foco nas prioridades, poderás diminuir consideravelmente os gastos associados ao momento escolar e, ao mesmo tempo, ampliar as tuas competências de gestão financeira. 

Em Suma

Numa era marcada por grandes desafios económicos e sociais, o planeamento financeiro é um fator fundamental para ti, que procuras otimizar o teu orçamento e poupar dinheiro, no regresso às aulas.

Estipular um orçamento escolar, definir prioridades, comparar as diferentes ofertas disponíveis no mercado e delinear um plano de refeições e de deslocações, são técnicas que podes utilizar para otimizar os teus fundos e conseguires, assim, uma maior margem de poupança.

Apesar de ser desafiante e de exigir análise e ponderação, é uma oportunidade para desenvolveres as tuas capacidades de organização financeira e, assim, arranjares soluções vantajosas para a tua educação. Esta experiência irá contribuir positivamente para o teu desenvolvimento pessoal, promovendo aptidões que poderás ao longo da tua vida.

João Pereira