Workshops, sessões informativas, eventos motivacionais, atendimento para orientação e desenvolvimento de carreira ou co-work para a procura de emprego. Estas são algumas das opções que, destaca a Câmara Municipal de Cascais, ficam acessíveis a todos os interessados, a partir de 20 de setembro, no espaço “Cidade das Profissões”.

O projeto insere-se na rede internacional Cités des Métiers, criada em França, em 1993, e que conta, atualmente, com 33 cidadas oriundas de nove países. O objetivo, destaca a CM de Cascais, no seu site, passa por “orientar as pessoas, no desenvolvimento e realização dos seus objetivos profissionais, apoiando-as na tomada de decisão e escolha na procura de emprego e formação”. Por essa razão, a Cidade das Profissões Cascais define-se como "aceleradora de projetos profissionais"

 

 MG 1596

 

Em Portugal, apenas o Porto já havia aderido, tornando-se Cascais, desta forma, o segundo município português que participa nesta rede. Na sessão de inauguração, hoje à tarde, o Vice-Presidente da CM de Cascais, Miguel Pinto Luz, destacou como esta adesão é representativa “da vontade e do empenho que [a autarquia] coloca na área do Emprego”.

Em Cascais, revelou, a redução do desemprego foi muito significativa: em 2013, existiam 12 mil desempregados no município, sendo que, atualmente, esse número se fixa abaixo dos 5 mil. “Isto diz muito do trabalho que fizemos”, realçou Miguel Pinto Luz, destacando ainda o papel do Governo, dos cidadãos e das empresas nesta redução.

 

 MG 1543

 

Realçando a experiência adquirida com o trabalho realizado pelo município do Porto, no âmbito do projeto da “Cidade das Profissões”, o vice-presidente terminou a sua intervenção, deixando a garantia: “este projeto, hoje, ganha asas”.

 

Um problema antigo com novos desafios

Presente na sessão, o Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, deixou o reconhecimento do trabalho realizado pela CM de Cascais em matéria de promoção de Emprego, ao longo dos últimos anos. Mas elogiou também por, “hoje, num contexto diferente, manter essa aposta, continuando a procurar respostas para os problemas”.

“Hoje, o contexto está melhor, mas não significa que não existam desafios”, sublinhou Miguel Cabrita. As dificuldades sentidas por empresas no recrutamento ou o desajuste das qualificações requeridas pelo mercado de trabalho são alguns exemplos referidos pelo secretário de estado. Nesse sentido, destacou, “este trabalho de parceria, de rede, de encontro, é da maior importância”.

 

 MG 1558
 MG 1546

 

Também presente na sessão, a Presidente da Rede Nacional da Cidade das Profissões, Raquel Castelo-Branco, realçou que Cascais “vai participar ativamente, sendo que vai também utilizar as mais-valias presentes na rede”. Os objetivos estratégicos, para os próximos dois anos, acrescentou, passarão por reforçar o seu reconhecimento e posicionamento internacional da rede, bem como o número de parcerias e o desenvolvimento de competências.

No mesmo sentido, o Diretor da Cidade das Profissões de Paris, Rafael Ricardo, sublinhou que o sucesso desta iniciativa internacional fica “ilustrado pela abertura deste novo espaço em Cascais”. A oferta que aqui estará presente é estratégica, ao ser oferecido apoio, gratuitamente, a todos “os que procurem orientação e desenvolvimento profissional”. “Este é um conceito original, simples e útil”, concluiu.

 

 MG 1510