No passado dia 27 de fevereiro, o ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) foi o palco escolhido para o anúncio do grande vencedor desta edição. Na cerimónia estiveram presentes os empreendedores e oradores: Jonathan Fleming, Oxford Bioscience Partners, Carlos Oliveira, Pathena SGPS e Peter Vesterbacka, Rovio.

Desenvolvido pela equipa George Palikaras, Frederico Bastos e Quinton Fivelman, o GlucoWise consiste numa tecnologia revolucionária, não-invasiva, capaz de controlar os níveis de glicose de forma contínua, através de nanosensores.

Quanto ao resultados, os mesmos podem ser observados no próprio dispositivo e além disso, podem ser enviados para um smartphone ou tablet, através de Bluetooth, para que possam ser, posteriormente, analisados numa app.

Para o Diretor Executivo da Caixa Capital, Stephan Morais, "mais uma vez a BGI identificou um grupo de empresas de elevado potencial, do qual a GlucoWise se destaca como vencedor(...)."

Com esta vitória, a GlucoWise beneficiará de um apoio financeiro adicional de 100 mil euros, que soma aos 100 mil euros já assegurados em Novembro de 2013, enquanto finalista da área de Health Tech. Contudo, este valor total poderá ser ainda duplicado mediante o cumprimento da estratégia "Go to Market", definida para esta startup nos próximos meses. Deste modo, os criadores deste projeto terão oportunidade de apresentar a sua inovação a investidores, no e-Teams bootcamp III no MIT, que se realizará nos EUA, em Cambridge. Esta iniciativa está inserida numa viagem de duas semanas, a realizar no início de Maio, onde o principal objetivo é o desenvolvimento do negócio e a estruturação de parcerias.

Neste momento, segue-se a Fase Empresa, tanto para a vencedora GlucoWise, como para os outros três finalistas (WATGRID, Cucco e MeshApp) e para as cinco menções honrosas (Endeavour Lab, RoPlaVac, BikeEmotion, Avalingua e Smart Tongue). Esta fase compreende cinco anos, onde os fundadores das startups vão adquirir competências, numa lógica de learning by doing, para a validação das suas propostas de valor com clientes de alcance global (B2B), assim como serão capazes de os escalar com o apoio de redes de conhecimento e capitais internacionais (séries A e B). Durante este processo, cada startup será acompanhada pela organização e peritos internacionais da BGI, assim como receberá o apoio de incubação em Portugal, através da LABS Lisboa, e nos Estados Unidos, através da Cambridge Innovation Center, além de contarem com diversos apoios dos mais de 90 parceiros desta iniciativa.

No final da cerimónia, o Diretor da BGI, Gonçalo Amorim anunciou que o arranque da próxima edição desta iniciativa está agendado para o dia 20 de março, sendo que o período de candidaturas, que decorre até meados de maio, serão realizadas sessões de esclarecimento, num roadshow internacional.

Mais informação:

A Building Global Innovators Venture Competition resulta numa iniciativa promovida pelo ISCTE-IUL em parceria com a Caixa Capital, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), o MIT Portugal, o Deshpande Center for Innovation, a Sloan Business School e o Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship.

É de salientar ainda que as quatro startups finalistas (GlucoWise, WATGRID, Cucco e MeshApp) da Building Global Innovators Venture Competition, receberam já apoio financeiro na ordem dos 500 mil euros, o qual deverá ser aplicado na execução das suas estratégicas de mercado, desenvolvidas nos últimos oito meses com os organizadores e diversos mentores.

{module Always On}

{module Pub}