Ao contrário do que possa parecer, não é assim tão difícil ou complicado ter e manter uma pequena horta em casa. Afinal de contas, tudo o que a maioria das plantas precisa é de terra, luz, água e um pouco de atenção e cuidado. Deixamos-te algumas dicas, para cada um destes elementos.

#1 Terra


gabriel jimenez jin4W1HqgL4 unsplash


Se tiveres um jardim, um terraço, um pátio ou um espaço similar, já só precisas de arranjar o teu próprio canteiro. Podes construir um ou podes comprar vasos amplos, de acordo com o que queres plantar. Se moras num prédio, não deixas de poder dar largas à imaginação para fazer a tua horta em casa. É possível, por exemplo, pendurar vasos ou floreiras nas janelas, seja fora (para maior exposição solar) ou dentro (para proteger da exposição direta), ou construir uma horta vertical.


As tuas hipóteses de plantação


  #1 Diretamente na terra:
Ideal para quem tem um quintal ou jardim com espaço, as sementes ou mudas são plantadas diretamente na terra.


#2 Vasos
São alternativas práticas tanto para moradias como apartamentos, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.


#3 Embalagens recicladas
Garrafas PET, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro, são uma solução barata, rápida e sustentável.


#4 Floreiras
Oferecendo bastante espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.


#5 Caixas de madeira
Espaçosos e baratos, caixotes de madeira e paletes podem ser boas escolhas.

 
#5 Horta vertical
Ideal para quem mora num apartamento, a
horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.


 

#2 Luz

 

aaron blanco tejedor zxlv35vt3uo unsplash

Para que as plantas tenham um bom desenvolvimento, é preciso ter em atenção a iluminação do local. Para o cultivo de hortaliças precisamos de, no mínimo, cinco horas de luz do sol direta por dia, pode ser no período da manhã ou da tarde. Não vale a pena pores o teu canteiro à sombra ou com luz indireta.

Sendo assim, analisa bem os recantos disponíveis para fazeres a tua horta em casa e escolhe o mais arejado e iluminado – se a incidência for do sol da manhã, melhor ainda! A luz do sol é indispensável para que a planta sobreviva, pelo que não deves optar por locais escuros e não contes com a ajuda de iluminação artificial.

O mais importante é lembrares-te de instalar a tua horta no local do jardim ou da casa com melhor iluminação natural, com pouca humidade e que não receba ventos muito fortes, que podem prejudicar algumas plantas. Outro ponto a considerar é o tipo de plantas: as necessidades de luz e espaço podem variar bastante entre as espécies.

 

 

#3 Água


cassidy phillips EOJRrenjc4c unsplash


A irrigação é uma parte importante no cultivo de uma horta e o modo como é realizada pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das hortaliças. É importante até ter cuidado com o excesso de água, que pode causar o apodrecimento das raízes. Para evitar isto, o ideal é optar por vasos com furos no fundo. Ainda assim, deve regar-se sempre com uma quantidade moderada de água (sem que escorra para baixo do vaso).

Mas, então, qual é a quantidade ideal de água? Acertar na quantidade e na frequência das irrigações vai depender muito das espécies plantadas e do local da tua horta – hortas em vasos tendem a secar mais rápido do que em canteiros, por exemplo. Regra geral, o melhor é optar por regar uma vez por dia ou a cada dois dias, de preferência ao início da manhã ou fim da tarde.

Para verificar a necessidade de água, é importante observar o aspeto da planta, com especial atenção para folhas amareladas, secas ou caídas, que podem ser sinais de falta de água. Outro método de verificação é inserir o dedo ou um palito na terra: se ao retirar o palito ou o dedo eles estiverem húmidos ou com terra, o solo ainda está molhado; caso contrário, é altura de uma nova rega.

 

#4 Atenção


lewis wilson hkN0yoPrpM4 unsplash

Ao longo do tempo, será importante devotares alguma atenção à tua horta caseira, para que as tuas plantas se mantenham vivazes e saudáveis. Damos-te algumas dicas:

Adubar: manter o solo da horta rico em nutrientes através da adubação vai ajudar a formar plantas mais bonitas, viçosas e bem desenvolvidas. Pode ser feita com compostos orgânicos, húmus, sulfato de amónio ou adubos químicos. Quanto maior for a variedade de adubos orgânicos utilizados, melhor!

Arrancar ervas daninhas: é importante que a horta esteja sempre limpa, sem a presença de plantas ou ervas desconhecidas. As ervas daninhas podem atrapalhar o desenvolvimento das tuas hortaliças, que passarão a disputar espaço, nutrientes e água com as intrusas.

 


«Tudo o que a maioria das plantas precisa é de terra, luz, água e um pouco de atenção e cuidado»


 

 

• Rotatividade de variedades: a rotatividade de espécies é importante para minimizar a escassez de algum nutriente no solo. Acabaste de colher cenouras da tua horta? Está na hora de plantar alfaces!

• Controlo de pragas: é importante estar atento aos pequenos bichos que também podem atacar a tua horta. Primeiro, podes apanhar manualmente as folhas e os insetos, se não forem muitos. Podes também fazer inseticidas caseiros, à base de pimenta ou alho, por exemplo.

 

#5 Colheita


elaine casap qgHGDbbSNm8 unsplash

O tempo para colher um vegetal varia muito de acordo com a espécie de planta e pode ser influenciado pela época do ano, pela qualidade do solo, nutrientes, irrigação, eventuais pragas ou doenças e demais cuidados no cultivo. É comum que os pacotes de sementes venham com a previsão de colheita indicada na embalagem.

Depois, é só utilizares os teus próprios vegetais como mais gostas! Boas colheitas e bons cozinhados!

horta,casa,dicas