#1 Encontra um método de estudo

Existem várias técnicas para que possas rentabilizar ao máximo o teu estudo! Os resumos são os mais populares (e talvez o mais clichê), temos também a técnica Pomodoro, que intercala os momentos de estudo com pausas curtas, os mapas mentais, entre outras. Para saberes mais sobre estes e outros métodos de estudo, lê o artigo abaixo.

 

Exames Nacionais. Conhece 8 técnicas de estudo que te podem ajudar


Começa já a garantir o teu sucesso nos exames nacionais com estas 8 metodologias de estudo. Encontra o que mais se ajusta ao teu perfil.


 

#2 Constrói o teu local de estudo

Um lugar sossegado, bem iluminado, sem distrações e, sobretudo, organizado. Esta frase descreve bem o local ideal para que possas avançar com o teu estudo. Afasta-te das televisões, dos ruídos, dos sofás convidativos para o repouso e deixa o telemóvel numa divisão diferente para que te possas continuar focado!

#3 Tem todo o material à mão

Antes de “atacares” o estudo, certifica-te que tens todo o material que precisas para estudar ao teu alcance. Lápis, canetas, marcadores, cadernos, livros ou post-its. Evita deslocações desnecessárias, para não te distraíres e assim manteres o foco.

#4 Explora o arquivo

Ao visitares o site do IAVE, poderás ter acesso às provas realizadas em anos anteriores. Se explorares esta opção, poderás ter uma ideia dos temas abordados nos exames e assim fazer uma preparação mais completa.

 

glenn carstens peters npxXWgQ33ZQ unsplash 1

 

#5 Cria objetivos

Estabelece um número de objetivos a cumprir  durante as tuas sessões de estudo. Ao fazê-lo, estarás a criar uma motivação extra e isto vai ajudar-te a cumprir as tuas metas de preparação para os exames.

#6 Quanto mais cedo, melhor

Não deixes tudo para a última. Começa a tua preparação para os exames o mais cedo possível, para conseguires superar qualquer dúvida que surja durante o estudo.

#7 Aulas de dúvidas? Sim

Alguns professores podem sugerir aulas de compensação para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam durante a tua preparação. Anota as tuas dificuldades e, depois, vai às aulas para que possas ter o acompanhamento do teu professor.

#8 Cuida de ti

A melhor sugestão fica sempre para o fim. Põe limites ao teu tempo de estudo (estuda 30 minutos e faz pausas de 5, por exemplo), descansa a vista, faz exercício, vai apanhar sol ou distraí-te com os teus amigos. É importante encontrar um equilíbrio entre a vida escolar e pessoal, até para que o teu estudo seja mais produtivo!