Três alunas portuguesas receberam a medalha de prata pela sua participação no Concurso Italiano para Jovens Cientistas (I Giovani e le Scienze). O concurso é promovido pela Federazione delle Associazioni Scientifiche e Tecniche (FAST) e realiza-se anualmente na cidade de Milão.

 

 

As alunas Ana Sofia Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, sob orientação da professora Paula Canha, da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, apresentaram o projeto Potencial de fungos para biodegradação de polietileno. O estudo científico, distinguido com o segundo lugar do pódio, testa algumas alternativas ecologicamente corretas para solucionar a acumulação de resíduos plásticos nas estufas do concelho de Odemira, como a biodegradação através de fungos e já havia sido distinguido no Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores, promovido, em 2023, pela Fundação da Juventude.

Este ano, na FAST Milano, apresentaram-se a concurso 35 projetos de pesquisa das mais diversas áreas do conhecimento realizados por jovens cientistas de países como Bélgica, Brasil, Espanha, Luxembrugo, Taiwan, entre outros.