“Hoje vamos digitalizar-vos”. Foi desta forma que o professor e sub-diretor da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), João Mateus, acolheu os participantes da Leiria-In, no início do quarto dia da Academia da Indústria. A partir desta atividade ligada à Impressão 3D, foi possível aos estudantes editar a sua própria digitalização, guardando o respetivo ficheiro para possíveis utilizações futuras.

Durante a manhã e tarde de hoje, os cinquenta estudantes do ensino secundário dividiram o seu tempo entre duas infraestruturas ligadas ao Politécnico de Leiria. Para além da ESAD.CR, também o centro de investigação CETEMARES recebeu os participantes da Leiria-In para a realização de atividades laboratoriais.

 

 MG 5669

 MG 5752

 MG 5678

 

O tempo passado nas Caldas da Rainha foi passado em dois workshops – Impressão 3D e Serigrafia. “O objetivo é que possam viver a ESAD e um pouco daquilo que fazemos por cá”, explicou à FORUM João Mateus. Os workshops realizados são “complementares, ao representarem o tradicional e as novas tecnologias”, acrescentou.

No workshop de serigrafia, explicou a professora Vera Gonçalves, o objetivo passou por “motivar estes jovens, encorajando a pintem e libertem o que está dentro deles”. A técnica utilizada foi mista, combinando composições e colagens com a aplicação de cores. Desta forma, explicou a docente, o exercício consistiu em construir “um puzzle que permite colocar em prática a criatividade”.

  MG 5707

 MG 5725

 MG 5731

As artes e a indústria

Tendo em conta o contexto de inserção das atividades na Academia da Indústria, João Mateus espera que os participantes possam ainda contactar com a diversidade de saídas profissionais associadas às áreas da Arte e do Design. “À medida que assistimos à emergência do conceito de STEAM [a ligação entre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática], percebemos que é cada vez mais importante o papel da criatividade e das artes para pensar fora da caixa”, salientou o docente, sublinhando o contributo que as áreas mais técnicas oferecem também às Artes e ao Design.

  MG 5763

 

Tendo em conta este contexto, João Mateus destaca os cursos da ESAD como transversais, de forma a oferecem aos estudantes as condições para ter sucesso no mundo do trabalho. “Grande parte dos nossos estudantes [diplomados] fixa-se na área das Caldas, abrindo o seu próprio atelier. Esse é um dos nossos grandes objetivos, de forma a fixar esta massa criativa na região”, concluiu.

 

Mergulhar na Ciência

As outras atividades do dia foram realizadas na Escola Superior de Tecnologia e Turismo do Mar, em Peniche. Durante a manhã e a tarde, as equipas da Leiria-In tiveram oportunidade de visitar o CETEMARES – o centro de investigação do Politécnico de Leiria focado na área do Mar – e a empresa Omnifish, conhecendo assim mais um tipo de atividade empresarial da região de Leiria.

 

  MG 5821

 MG 5776 

 

“Do Mar para a Sociedade” é o lema do CETEMARES – uma infraestrutura científica e tecnológica do Politécnico de Leiria que presta apoio às atividades de investigação no âmbito dos recursos marinhos e da sua sustentabilidade. O edifício CETEMARES conta possui cerca de 2000 metros quadrados de laboratórios equipados com a tecnologia mais recente na área da biologia, pescas, aquacultura, biotecnologia, química, microbiologia e tecnologia dos alimentos. 

A entrada do edifício tem em exposição vários produtos desenvolvidos nesta infraestrutura científica, uma série de objetos que corporiza a ligação deste centro ao tema central desta academia – a Indústria. “Desenvolvemos vários projetos em colaboração com empresas que resultam em produtos que chegam ao mercado”, explica a gestora de ciência do CETEMARES, Carmen Elias. Ao longo do dia, acrescenta, os participantes da Leiria-In puderam conhecer algumas das técnicas utilizadas pelos investigadores e também saber mais sobre a atividade de investigação científica.

  MG 5770

 

O quarto e penúltimo dia da Leiria-In – Academia da Indústria vai ainda incluir uma atuação das tunas do Politécnico de Leiria, que podes acompanhar através do Instagram da Forum Estudante. Esta Academia Forum promovida em parceria com o Politécnico de Leiria termina amanhã, com o último dia a começar com atividades tecnológicas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG).