Este ano, o panorama da seca em Portugal está até bastante favorável. Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de maio, apenas 22,2% do território nacional apresentava alguns indícios de seca leve ou moderada, estando 75% do país numa situação normal.

No entanto, o período seco e quente do verão vem trazer sempre desafios à gestão dos recursos hídricos. Para mais, não é possível adivinhar os ciclos das chuvas, pelo que é importante precaver eventuais situações de seca. As secas são fenómenos lentos, ao contrário das repentinas cheias.

A água é um bem essencial e, por isso mesmo, devemos todos contribuir para a poupar e para evitar desperdícios.

 

#1 – Canalização


RaT O verão é uma seca 02

Não deixes as torneiras a pingar e está atento a qualquer fuga. Pede aos teus pais para chamarem um canalizador para manter em bom estado as canalizações, os autoclismos e as máquinas. Se rebentar algum cano em tua casa, então o canalizador deverá vir com urgência! Se detetares uma fuga de água na rua ou num jardim, avisa de imediato a tua Câmara Municipal ou as autoridades competentes.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.



#2 – Casa de banho


RaT O verão é uma seca 03

Evita tomar banhos de imersão e opta antes pelo duche rápido, mas não deixes a água a correr enquanto te ensaboas. Outra ideia é usar uma bacia ou um alguidar para recolher a água do banho, enquanto esperas que aqueça. Essa água pode ser reutilizada para qualquer outro fim. Podes também fechar a torneira enquanto escovas os dentes ou te barbeias. Assim, evitas os consumos desnecessários. Para reduzir esses desperdícios ainda mais, podes reduzir a quantidade de água por descarga do autoclismo. Para tal, coloca no depósito uma garrafa de plástico cheia de água.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.



#3 – Cozinha


RaT O verão é uma seca 04

Podes ajudar nas tarefas da cozinha e ainda ajudar a poupar água. Para as panelas muito sujas, com restos agarrados, o melhor é deixá-las ficar de molho. Depois, serão mais fáceis de lavar, o que poupará água. Para lavar a loiça à mão, o melhor é esfregar tudo e enxaguar tudo, tendo a torneira fechada, entretanto. Melhor ainda, é usar um alguidar, já que essa é água que poderá ser reutilizada.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.



#4 – Jardim


RaT O verão é uma seca 05

Não regues o jardim nas horas de maior calor. Se regares de manhã cedo ou à noite, poupas a água que se perde com o calor do sol. Se possível, usa para a rega água de poços e ribeiros. Recupera a água da chuva ou reutiliza a de uso doméstico (p. ex.: de lavagem de fruta e legumes). Há plantas que necessitam de pouca água, evita regá-las sem necessidade.

Se tiveres uma piscina, evita enchê-la muitas vezes. Podes tapá-la com uma cobertura quando não estiver a ser utilizada, evitando assim a evaporação da água. É também importante limpar o filtro frequentemente e ter atenção aos produtos de limpeza e conservação da água: se esta não se estragar, não é preciso mudar.

 

Clica nas setas abaixo para conhecer as restantes opções.



#5 – Lavagem do carro


RaT O verão é uma seca 06

Tens aqui a melhor desculpa para não lavares tantas vezes o carro dos teus pais: reduzir o consumo de água. Podem procurar lavar o carro com menos frequência. Opta ainda por usar baldes com água. Evita a utilização da mangueira, mas, caso o faças, fecha a torneira quando não estiveres a utilizar a água.