O IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, com o financiamento da embaixada do EUA em Lisboa e em parceria com o DN, vai implementar e desenvolver o projeto “A Fact Checking framework for newsmedia”. O objetivo deste projeto é desenvolver uma aplicação tendo por base tecnologia da Google que sirva todas as pessoas, e não somente jornalistas, no combate à proliferação das fake news.

A aplicação pretende facilitar o trabalho de jornalistas e do público, ajudando a identificar a veracidade da informação disponível. Qualquer pessoa que utilize o site do DN poderá confirmar a veracidade da informação, tornando-se esta ferramenta uma aliada contra o fenómeno crescente das fake newsdeep fakes.

 

Fake News. Como identificar notícias falsas?


A pandemia da Covid-19 é um dos temas que leva à circulação de "fake news". Conhece 10 passos para identificar uma notícia falsa. 


 

Carlos Rosa, diretor do IADE, afirma que é "com grande satisfação que o IADE acolhe o projeto". Caracteriza este projeto como tendo "valor educativo para os nossos estudantes e um valor prático para a nossa democracia". "A disseminação de informações enganosas é prejudicial para a sociedade e para a democracia", completou.

Para Diogo Agostinho, administrador do Global Media Group, é "com enorme entusiasmo que o Diário de Notícias junta esforços ao IADE para implementar uma aplicação que ajude as pessoas a confirmarem a veracidade de notícias". Define como um dos objetivos do órgão de comunicação social "estar sempre na primeira linha do combate às fake news".

O projeto vai decorrer durante o 1º semestre do ano letivo 2023/2024, entre os meses de outubro e fevereiro, seguindo-se um teste dos resultados por parte do Diário de Notícias. O produto final será depois disponibilizado nas páginas dedicadas ao projeto, nos sites do IADE e do DN, e o seu descarregamento é gratuito