O projeto “Active Vibrations and Waves” destaca-se pelas metodologias pedagógicas aplicadas em contexto de aula que visam a implementação de métodos de aprendizagem personalizados e que, segundo a FCT NOVA "são mais eficientes que o modelo clássico expositivo".
Através da utilização de várias aplicações tecnológicas, é possível aos estudantes, por exemplo, avaliar a compreensão com quizzes e jogos, utilizando os seus telemóveis. O modelo prevê ainda a continuação do trabalho em casa, através da atribuição de pontos. Segundo explica a FCT NOVA, através desta metodologia, "os alunos ganham gosto pelos conteúdos e são guiados através da abundante informação disponível usando ferramentas tecnológicas".
"A distinção do meu trabalho é-me bastante gratificante, validando as metodologias pedagógicas que me têm vindo a interessar e nas quais tenho vindo a investir desde há décadas. Com todos os alunos em atividade guiada, dentro e fora de aula, os alunos gostam mais e aprendem melhor”, afirma a Professora da FCT NOVA e vencedora do prémio, Isabel Catarino.
O Prémio destina-se a docentes e investigadores da Universidade NOVA de Lisboa e consiste na atribuição de uma bolsa de inovação pedagógica no valor monetário de 4.500 euros e até um máximo de cinco distinções honrosas no valor de 1.500 euros cada.
A par do primeiro prémio, Isabel Catarino recebeu também uma menção honrosa pelo projeto "Active Introductory Experimental Physics during pandemics”, no âmbito das práticas pedagógicas implementadas em duas unidades curriculares na FCT NOVA.