A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) organiza, no próximo dia 15 de janeiro, às 18h, no Porto Innovation Hub, o Fórum Nacional “Portugal para Jovens" com a presença de vários representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia da República. Este Fórum tem como objetivo colocar os jovens a debater e a reivindicar propostas com os candidatos às eleições legislativas de 2022 e a contribuir para a literacia política. 

Ao longo do último ano, a FNAJ tem sondado a geração mais jovem para perceber que medidas consideram urgentes, sendo que os jovens portugueses “reconhecem na habitação e no emprego jovem os principais entraves a outras fases da vida”, afirma a FNAJ em comunicado. Para o acesso à habitação, consideram que “é necessário garantir que o novo edificado urbano só e? licenciado se uma percentagem relevante desse imóvel for vendida a preços controlados, nomeadamente a jovens famílias”, acrescentam.

 

Presidente da FNAJ em entrevista: «Esta geração de jovens tem procurado um mundo mais justo e igual»


Numa altura em que se aproxima do final do seu mandato enquanto presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), Tiago Manuel Rego, fala à FORUM sobre os “25 Objetivos da Juventude Portuguesa” criados em 2021 e reflete sobre a ação política da atual geração de jovens e a sua ligação ao associativismo juvenil: “Uma das grandes riquezas do movimento associativo é oferecer-nos horizontes mais amplos”.


 

A dificuldade no acesso à habitação e o emprego digno são um fenómeno estruturante da condição juvenil atual “que tem de ser mitigado e que afeta diretamente a baixa taxa de natalidade, traduzido na perda de 2% da população na última década” garante a FNAJ. Por isso, “impõe-se que este Fórum seja um momento de partilha de ideias e de diálogo no qual os jovens defenderão as temáticas que entendem ser prioritárias junto de decisores políticos”, refere o presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego.

No Fórum Nacional “Portugal para Jovens" estarão presentes para o debate a jovem deputada Joana Sá Pereira, pelo PS, a Deputada e Líder Parlamentar do PAN, Bebiana Cunha, a cabeça-de-lista do CDS – Partido Popular pelo Círculo Eleitoral do Porto, Filipa Correia Pinto, a candidata do PSD pelo Círculo Eleitoral do Porto, Rosina Ribeiro Pereira,  o membro da Comissão Política da Direção Nacional da Juventude Comunista pelo PCP, Afonso Sabença, o cabeça-de-lista do LIVRE pelo Círculo Eleitoral do Porto, Jorge Pinto, e a representante do Bloco de Esquerda, Patrícia Felício.

 


Todas as reivindicações dos jovens estão compiladas numa “Carta Jovem”, que pode ser consultada no website da FNAJ e que foi “entregue aos representantes políticos, para que construam os seus programas eleitorais para terem políticas em conformidade com a visão dos jovens, que agora serão discutidas diretamente com os representantes políticos no Fórum”, explica o presidente da federação.

Para saberes mais clica aqui.