O Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) está presente na Futurália desde o seu início e este ano aposta em proporcionar aos visitantes do seu stand com "mais informação e mais amostra" daquilo que as suas escolas têm para oferecer. A participação do IPL na feira de educação, formação e empregabilidade conta com várias demonstrações daquilo que é os seus cursos e as suas escolas no palco do instituto.
Para Vanessa Glória, coordenadora do gabinete de comunicação e imagem do IPL, um momento como a Futurália traz "a vantagem de concentrar visitas de estudantes de todos os pontos do país" e é como se as escolas "viessem ao Politécnico de Lisboa". Através de uma "participação mais representativa de todas as nossas escolas", a marca Politécnico de Lisboa é promovida em conjunto através de atividades demonstrativas, pela voz dos estudantes e dos núcleos associativos. " Não há nada como os seus pares falarem com com estudantes acima de tudo", afirma a coordenadora.
Os alunos que abordam o IPL apresentam, segundo Vanessa, "dúvidas inquietantes" pela indecisão que mostram na altura de fazer as suas escolhas, levando a que quem está no stand tenha de fazer uma abordagem mais macro para dar a conhecer as 40 licenciaturas e 47 mestrados que as escolas do IPL oferecem. Aos que já sabem, os estudantes fazem uma abordagem mais específica dos cursos, falando sobre o programa curricular.
Outras das dúvidas dos estudantes prende-se com a habitação, campo no qual o "Politécnico de Lisboa está a desenvolver esforços com outras instituições de ensino para a construção de outras residências". Depois existem questões mais específicas, relacionadas com a média do último colocado, as saídas profissionais e o custo das propinas.