O dia começou no Clube Desportivo IPS, onde uma das estudantes da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESES) esperava a equipa de reportagem da Forum Estudante. Regressada de uma sessão desportiva, Matilde explicou que o Clube Desportivo IPS está à disposição de todos os estudantes do Politécnico de Setúbal, que aí podem realizar musculação, cardio e várias modalidades coletivas. Para além desta vertente desportiva, o IPS "dispõe ainda consultas de nutrição, psicologia, medicina chinesa ou terapia ocupacional", acrescentou a estudante, realçando que estas ofertas "são mais-valias para qualquer estudante, não só pelo facto dos preço serem acessíveis, mas também pela proximidade ao edifício onde estudamos".

 

 

A viagem pelo interior da ESES continuou com uma visita ao Estúdio de Vídeo do Politécnico de Setúbal, numa altura em que se realizavam algumas gravações. "Os cursos que utilizam maioritariamente este espaço são os de Produção Audiovisual e Comunicação Social, que estabelecem entre si vários trabalhos cooperativos", contou Matilde, destacando a importância da vertente prática do ensino no Politécnico de Setúbal. "Terminei agora a licenciatura em Educação Básica e também aí a vertente prática é muito importante" sublinhou: "o facto de ter já estagiado em escolas e jardins de infância permite-me em enriquecer o meu currículo e ter uma noção mais clara do que me espera". Destacando a relação próxima entre estudantes e alunos como uma mais-valia do IPS, a estudante deixou ainda uma mensagem: "Estudar no IPS é uma excelente aposta. Se querem ter um bom futuro, o Politécnico de Setúbal é a opção certa".

 

 

A próxima paragem na Escola Superior de Educação de Setúbal realizou-se numa das varandas do edifício desta escola, projetado pelo arquiteto Siza Vieira. "Este é um dos lugares mais ocupados pelos estudantes, onde mais gostamos de estar", contou Matilde, adiantando ainda que os alunos frequentam outros locais como a biblioteca da ESES. Contudo, "devido à situação pandémica, temos optado por espaços no exterior", realçou. A equipa da Forum teve depois a oportunidade de visitar uma aula do curso de licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa, onde a professora Maria José detalhou algumas das áreas de trabalho desta formação e exemplificou uma atividade de tradução para LGP a partir de um texto oral.

 

 

O dia passado na Escola Superior de Educação de Setúbal terminou com uma conversa com o vice-presidente do Politécnico de Setúbal, Carlos Mata, que abordou a temática da sustentabilidade e riqueza natural desta instituição. Em termos de biodiversidade, existem mais de 400 espécies no campus de Setúbal do IPS. "Há uma riqueza ao nível ambiental no Politécnico de Setúbal", contou Carlos Mata, explicando alguns dos passos dados para o reforço desta dimensão, como a plantação de árvores e a criação de uma estação de biodiversidade, por exemplo. "Quem ainda não conhece, poderá tirar partido deste espaço, um local onde é bom estudar e viver", concluiu.

 

 

Ao longo dos próximos dias, a IPStartupWeekLive vai continuar a mostrar-te tudo sobre as cinco escolas superiores do Politécnico de Setúbal, com entrevistas a estudantes e mais informação sobre cursos e projetos. Amanhã, será a vez da Escola Superior de Ciências Empresariais abrir as suas portar à equipa de reportagem da Forum Estudante, com a Escola Superior de Saúde a ser a última paragem, no dia 30 de julho.

 


Calendário IPStartupWeek 2021
  Escola Superior de Tecnologia do Barreiro | 26 de julho
  Escola Superior de Tecnologia de Setúbal | 27 de julho
  Escola Superior de Educação | 28 de julho
  Escola Superior de Ciências Empresariais | 29 de julho
  Escola Superior de Saúde | 30 de julho


 

Para além destes diretos transmitidos no Facebook e Instagram da Forum, tens ainda possibilidade de participar nas várias sessões online que se realizam todos os dias com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre acesso ao ensino superior e sobre a oferta formativa do Politécnico de Setúbal. Podes encontrar os links para estas sessões realizadas através da plataforma Zoom aqui

No final de cada dia desta academia digital, há ainda a possibilidade de ganhar prémios, ao participar em quizzes sobre os temas e as instituições de ensino superior abordados. O ou a participante que obtiver mais respostas corretas, no final da semana, vencerá 100€ em vale FNAC. Podes encontrar o terceiro quiz desta academia digital (relativo à ESTSetúbal) aqui.