Quando pensamos em comic books, inevitavelmente pensamos em editoras como a Marvel ou a DC Comics. Além dessas célebres editoras, também pensamos alguns dos artistas que estão por trás dos desenhos e das palavras que dão vida a esse imaginário, como o fundador da Marvel, Stan Lee, ou outros nomes como Jack Kirby, Alan Moore, Neil Gaiman, Hergé (Tintim) e a dupla Goscinny e Uderzo que assinou Astérix e Obélix.

Os livros aos quadradinhos transportam-nos para outros mundos e levam-nos a viajar no tempo. Podemos conhecer heróis como o Homem-Aranha, o Batman, anti-heróis como Deadpool, vilões como o Joker ou o Duende-Verde. Existem ainda personagens mais complexas como Rick Grimes e Negan (The Walking Dead), V (V for Vendetta) ou destemidas como Tintim e engraçadas como Astérix e Obélix.

Neste texto vamos falar só de bandas desenhadas, mas quem sabe no futuro podemos vir a falar das suas parentes próximas mangas e manhwas.

Watchmen (Alan Moore)

 

 

A saga Watchmen, escrita pelo britânico Alan Moore, apresenta-nos uma linha temporal alternativa onde super-heróis e vigilantes existem e onde os Estados Unidos da América (EUA) estão à beira de uma guerra nuclear com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 

Com a história principal centrada à volta do assassinato de um dos antigos membros dos Watchmen, o vigilante Comedian, acompanhamos as relações pessoais e a humanização de figuras que à luz do público são poderosas, numa altura onde o mais pequeno erro poderá conduzir a um conflito armado em larga-escala entre as duas maiores superpotências mundiais.

Em 2009, Zack Snyder adaptou esta história ao grande ecrã, ao produzir um filme com o mesmo nome. 

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.