Quando pensamos em comic books, inevitavelmente pensamos em editoras como a Marvel ou a DC Comics. Além dessas célebres editoras, também pensamos alguns dos artistas que estão por trás dos desenhos e das palavras que dão vida a esse imaginário, como o fundador da Marvel, Stan Lee, ou outros nomes como Jack Kirby, Alan Moore, Neil Gaiman, Hergé (Tintim) e a dupla Goscinny e Uderzo que assinou Astérix e Obélix.
Os livros aos quadradinhos transportam-nos para outros mundos e levam-nos a viajar no tempo. Podemos conhecer heróis como o Homem-Aranha, o Batman, anti-heróis como Deadpool, vilões como o Joker ou o Duende-Verde. Existem ainda personagens mais complexas como Rick Grimes e Negan (The Walking Dead), V (V for Vendetta) ou destemidas como Tintim e engraçadas como Astérix e Obélix.
Neste texto vamos falar só de bandas desenhadas, mas quem sabe no futuro podemos vir a falar das suas parentes próximas mangas e manhwas.
Watchmen (Alan Moore)
A saga Watchmen, escrita pelo britânico Alan Moore, apresenta-nos uma linha temporal alternativa onde super-heróis e vigilantes existem e onde os Estados Unidos da América (EUA) estão à beira de uma guerra nuclear com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Com a história principal centrada à volta do assassinato de um dos antigos membros dos Watchmen, o vigilante Comedian, acompanhamos as relações pessoais e a humanização de figuras que à luz do público são poderosas, numa altura onde o mais pequeno erro poderá conduzir a um conflito armado em larga-escala entre as duas maiores superpotências mundiais.
Em 2009, Zack Snyder adaptou esta história ao grande ecrã, ao produzir um filme com o mesmo nome.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
The Walking Dead (Robert Kirkman)
Um fenómeno que passou dos quadradinhos para o ecrã, The Walking Dead acompanha a história de Rick Grimes, xerife de um pequeno condado num estado americano da Geórgia. Depois de ser baleado, Rick acorda de um coma e num mundo mergulhado no caos de um apocalipse zombie.
Sem saber por onde começar, Rick parte à procura da família, a sua esposa Lori e o filho Carl, avançando para a devastada cidade de Atlanta. A luta por sobrevivência de Rick vai levá-lo a percorrer a costa leste dos EUA, não só a enfrentar a ameaça dos zombies como também a aperceber-se que talvez sejam os humanos o maior perigo que enfrenta neste novo mundo.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
Batman: The Dark Knight Returns (Frank Miller)
Esta é uma das bandas desenhadas mais influentes do “morcego” de Gotham. A sua influência no género dos comic books fez-se sentir e trouxe aquela a que se chama a Era Moderna dos livros de Banda Desenhada, trazendo uma imagem mais séria ao género e reinventando os super-heróis fazendo-os enfrentar ameaças mais reais. Um paralelismo pode ser traçado com o lançamento de “Batman Begins”, em 2005 – o primeiro filme da trilogia criada pelo realizador Cristopher Nolan.
Bruce Wayne deixou de ser Batman graças à morte do seu parceiro Jason Todd, mais conhecido por Robin. Nesta linha temporal, corre o ano de 1986 e a cidade de Gotham foi invadida pelo crime e por um grupo de vilões conhecidos como “The Mutants”. Além de voltar para lutar contra o crime, Bruce pode ter de voltar a envergar a capa para lutar contra um dos seus maiores aliados, o Super-Homem.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
V for Vendetta (Alan Moore)
V for Vendetta ou “V de Vingança”, se traduzirmos para português, é uma obra também assinada por Alan Moore, autor de Watchmen. Tal como o livro de super-heróis, esta história acompanha um período conturbado na história mundial, numa altura onde existia muito receio de um eventual conflito nuclear entre as duas maiores superpotências, os EUA e a URSS.
Neste cenário, o conflito deu-se mesmo e o Reino Unido é governado por um partido neo-fascista que eliminou todos os seus adversários políticos em campos de concentração. Acompanhamos a luta de V, um anarquista revolucionário que já foi preso político, ajudado pela jovem Evey Hammond a iniciar uma revolução para eliminar os seus antigos captores e a derrubar o regime opressivo em que vivem.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
The Infinity Gauntlet (Jim Starlin)
Se o nome te parece familiar, é por algum motivo. Esta foi a história que deu origem ao maior filme de super-heróis da história do cinema e que por algum tempo destronou Avatar nos lucros de bilheteira – falamos de Avengers Infinity War. A busca do Titã Louco Thanos pelas Pedras do Infinito já tinha deliciado os fãs dos quadradinhos antes de passar para o grande ecrã.
Com a assinatura de Jim Starlin, George Perez e Ron Lim, a história foi considerada arrojada na altura por mostrar os heróis a falhar, algo raramente visto à altura. Para impedir que Thanos obtivesse as pedras que o podiam fazer alterar a realidade, os maiores super-heróis da Marvel tiveram de se unir para travar o seu plano maléfico.