"Recuperar a antiga prática comunitária de comunicação com vizinhos e amigos à janela ou à varanda". Este é o objetivo da campanha lançada pelos estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para contrariar o "isolamento" de idosos.
No âmbito desta campanha, intitulada Janelas ConVIDA, 90 estudantes da licenciatura de Educação Social Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação (ESE) do IPVC deixam o convite aos portugueses para, todos os dias, conversarem "com os seus vizinhos mais velhos à janela ou varanda".
A campanha começou no dia do Gerontólogo, com ações em Viana do Castelo. A intenção dos estudantes passa, contudo, por "estender a campanha a todo o país e às regiões autónomas da Madeira e dos Açores", numa "rede nacional de apoio aos idosos que se encontram em confinamento no domicílio, devido à pandemia de covid-19".
Em comunicado de imprensa o IPVC explica que este projeto nasceu da "consciência dos riscos e da vulnerabilidade acrescida a que este grupo populacional fica exposto no atual contexto, nomeadamente o aumento de sentimentos de isolamento, solidão, insegurança, abandono e exclusão".
Para saber mais visita: http://www.ipvc.pt/node/7848?id=2268