Na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), fomos recebidos pelo Professor Doutor João Emílio Alves, presidente da ESECS. João Emílio Alves recebeu-nos de braços abertos, dizendo que o que íamos experimentar na Escola seria a “partilha de um “know-how muito positivo” de forma a, quem sabe, “um dia vivenciar a experiência da ESECS”.
As atividades realizadas seguiram com o intuito de garantir que “em Portalegre tenham uma experiência para a vida”. Despediu-se desejando que o dia fosse uma “excelente jornada de partilha, aprendizagem e trabalho”.
Em primeiro lugar, ficámos a conhecer melhor as aplicações do digital no turismo. Fomos recebidos pela coordenadora do curso na ESECS, a professora Gorete Dinis, que explicou aos nossos participantes alguns dos conceitos de turismo. A atividade realizada pretendia que visitassem o site da Organização Mundial de Turismo e colocassem uma imagem sua, em viagem, contactando com o digital.
Com o professor Luís Pinheiro pudemos contactar com a utilização dos recursos digitais na educação. Os nossos participantes viram como é possível a utilização de jogos interativos e didáticos com alunos do primeiro ciclo, numa aplicação desenvolvida por uma aluna da ESECS.
Seguiu-se a atividade relacionada com o curso de Jornalismo e Comunicação, onde foi feita uma visita aos estúdios de rádio e televisão da Escola e os nossos participantes ficaram encantados com as luzes e as câmaras, posando para várias fotografias. Numa atividade em sala, olharam para várias imagens, discutiram o significado das mesmas e aprofundaram noções sobre a importância da comunicação.
Na atividade de inclusão social, foi promovido um debate entre os alunos, com a presença de professoras de diferentes cursos da ESECS, onde tinham de decidir o atendimento prioritário de utentes num gabinete de apoio.
Tarde e noite de descontração
À tarde, era altura de relaxar, para tal, fomos até ao Jardim do Tarro onde nos esperava uma aula de ioga. A instrutora Ana Fraiha, do Espasso Dança, levou a que os participantes se desligassem, por momentos, do mundo digital e criassem uma ligação com a natureza que os envolvia no jardim
Depois do ioga, uma visita à piscina da Quinta da Saúde onde houve lugar para muitos mergulhos e também coreografias ao som de diferentes músicas.
Para concluir o dia de atividades, nada melhor que descomprimir numa LAN Party. Com a possibilidade de jogar um quiz, FIFA e WII Sports, os nossos participantes demonstraram ter muita competitividade e também bastante desportivismo.
A Portalegre Digital Academy prossegue amanhã com uma visita ao Aeródromo de Ponte de Sôr, seguindo-se atividades náuticas na barragem de Montargil. Perspetiva-se, portanto, um dia cheio de aprendizagem, diversão e, talvez, muito cansaço.
Para saberes o que aconteceu no primeiro dia desta Academia Forum, clica aqui.