A manhã do primeiro dia da academia Wave of Talent começou ainda encoberta. Contudo, o sol não tardou a aparecer para dar as boas-vindas ao conjunto de participantes do ensino secundário do distrito de Setúbal, que rumaram ao Politécnico de Setúbal (IPS).
A sessão de abertura começou no auditório da Escola Superior de Educação (ESE) desta instituição de ensino superior. Aqui fez-se ouvir, em primeiro lugar, o vice-presidente do Politécnico de Setúbal, Carlos Mata. “Este vai ser o início da semente daquele que será o vosso futuro”, começa por destacar o vice-presidente.
Com um programa diversificado, esta academia procura estimular o talento e a criatividade destes alunos. Porém, a importância de ações lúdicas em equipa não é esquecida. “Este ano conseguimos ajustar o programa em termos de atividades mais fun”, revela o administrador do grupo Press Forum, Félix Pinéu.
Entre a mesa de oradores desta sessão de abertura constava também o chefe de Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, Vasco Caleira, que aproveitou para deixar uma nota de incentivo aos alunos. “Divirtam-se muito e aproveitem a oportunidade que estão a ter”, afirma Vasco Caleira.
De igual forma, o presidente da associação de estudantes do IPS, Ivan Svac, sublinha que a “Wave of Talent é uma ponte perfeita entre o ensino secundário e o ensino superior”. E é precisamente no Politécnico de Setúbal que "podem encontrar uma abordagem mais prática do ensino", destaca Miguel Correia, técnico superior da Divisão de Comunicação e Relações Exteriores (DCRE) do IPS, numa breve apresentação sobre a instituição.
Para acompanhar estes jovens empreendedores e estimular a sua criatividade, esta academia contará com o apoio do professor Arlindo Dias. “Vamos resolver problemas em que possamos tirar partido da tecnologia”, ressalva o docente.
Para terminar esta manhã, houve lugar para convívio e para apresentações entre os participantes.
Já no período da tarde, os vários alunos do ensino secundário foram desafiados a trabalhar em equipa, com base na metodologia Design Thinking. Assim, começaram desde logo a surgir protótipos de aplicações digitais para responder às preocupações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Imaginem que têm uma ideia qualquer sobre ação climática”, exemplifica o professor Arlindo Dias, para orientar os trabalhos.
No final do dia, as expectativas são altas para o resto da semana. Os participantes mostram-se animados para trabalhar em equipa, fazer atividades ao ar livre e conviver com pessoas novas. "Espero fazer jogos que nos permitam interagir mais com os outros", conta uma das participantes, Leonor Pires.
O primeiro dia terminou na Casa do Largo – Pousada de Juventude de Setúbal. Aqui os participantes assistiram ao jogo Portugal - Eslovénia, dos oitavos-de-final do UEFA EURO 2024.