A manhã do segundo dia da Wave of Talent começou no auditório da Casa do Largo – Pousada de Juventude de Setúbal. Aqui, o foco esteve nos conceitos básicos da tecnologia e na evolução da mesma. Dinamizada pelo professor Arlindo Dias, esta sessão incidiu, sobre a apresentação da empresa IBM que “tem uma história importante sobre o uso da tecnologia”, revela o professor.
Temas como o armazenamento, a cloud, as transmissões e a inteligência artificial estiveram na ordem do dia. Por sua vez, para demonstrar, em primeira mão, a evolução do armazenamento, foram distribuídas pela sala algumas disquetes, dispositivos de armazenamento muito populares na década de 1990.
Terminada esta primeira sessão, foi a professora Alcina Dourado que deu início a um workshop sobre Keywords da Comunicação. Ainda no auditório da Casa do Largo, os alunos participaram num quizz interativo sobre comunicação, onde o objetivo era responder a uma série de questões em equipa, utilizando os telemóveis. “Vamos falar sobre os aspetos principais da área da comunicação”, sublinhou a docente.
Para terminar a manhã e no seguimento da atividade de Design Thinking do dia anterior, os participantes da WOT conheceram o significado de um Pitch e as suas componentes essenciais. Sendo este o trabalho que as equipas terão de apresentar no final desta semana, a professora Alcina Dourado procurou desafiar estes novos talentos a traçarem as primeiras ideias para o Pitch da sua aplicação digital. “Têm que mostrar que conhecem bem o vosso público”, alerta a professora.
Após a pausa para almoço, os alunos rumaram a Palmela, onde visitaram a Humus Farm, uma quinta startup de produção biológica. Já neste espaço, os respetivos responsáveis do projeto começaram por fazer um pequeno enquadramento sobre o mesmo, chamando a atenção para a importância da produção biológica.
Feita esta pequena apresentação, foi a professora Maria João Lima quem recebeu estes jovens empreendedores, para mais uma sessão de desenvolvimento de ideias. “Ser empreendedor é estar atento a oportunidades para desenvolver negócios”, começa por destacar a docente.
Passando pelos conceitos de eficiência e eficácia e proposta de valor, os alunos foram desafiados a criar uma persona para a sua aplicação ou serviço digital, isto é, “alguém que pudesse representar o vosso segmento-alvo”, recorda a professora Maria João Lima.
Já no final da tarde, os participantes assumiram o papel de exploradores e partiram à descoberta da Humus Farm, guiados por um dos responsáveis. Ao longo deste passeio, estes alunos ficaram a conhecer um pouco mais sobre a cultura ambiental aqui presente, nomeadamente sobre algumas espécies de árvores desta quinta.
Para terminar da melhor forma este dia intenso de atividades, o auditório da Casa do Largo voltou a receber os alunos da WOT. Aqui tiveram a oportunidade de ver algumas curtas-metragens sobre redes sociais e inteligência artificial, dando lugar a um debate sobre este tema.