A manhã do último dia foi essencial para os vários grupos de estudantes darem os últimos retoques nas apresentações dos trabalhos finais. A criatividade e empenho eram de tal forma contagiantes que todos os alunos se esforçaram para dar o seu melhor.
Foi nos computadores de uma das salas da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Politécnico de Setúbal que as apresentações começaram a ganhar forma. Aqui, o professor Arlindo Dias deu as últimas indicações aos participantes da WOT, motivando os grupos a acreditarem nas suas ideias. “Acreditem sempre em vocês”, sublinhou o docente.
A pausa de almoço desta vez foi diferente, sendo que após terminarem as suas refeições, os participantes aproveitaram para deixar dedicatórias e assinaturas nas suas respetivas t-shirts, em forma de recordação. Este clima de alegria veio reforçar também as várias relações de amizade que se formaram nesta semana.
Já no período da tarde, chegou o grande momento das apresentações dos projetos finais. No anfiteatro da Escola Superior de Educação (ESE) do IPS, o administrador do grupo Press Forum, Félix Pinéu, recebeu os participantes, deixando-lhes uma última nota de incentivo. “Não precisam de estar nervosos, terão de fazer ainda várias apresentações ao longo das vossas vidas”, destacou.
Na fila da frente, estava o júri deste desafio, composto pelo administrador do grupo Press Forum, Félix Pinéu, pelo chefe de Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, Vasco Caleira, pelo vice-presidente do Politécnico de Setúbal, Carlos Mata, pelo professor José Sousa e, ainda, pelo presidente da Associação de Estudantes do IPS, Ivan Svac.
Todos os projetos revelaram-se bastante criativos e com futuro, sempre com vista ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo sido o pitch de cada grupo cuidadosamente preparado para este dia. Deste modo, a opinião geral do júri revelou-se bastante positiva e sempre com questões que estimularam o pensamento crítico dos estudantes. “Ver jovens a preocuparam-se com as necessidades dos outros é de louvar”, afirmou o professor José Sousa para um dos grupos.
“Quantas vezes estamos na rua e vemos imenso lixo espalhado?” ou “a nossa aplicação tem como objetivo auxiliar os estudantes”. Estas foram algumas das frases de arranque das apresentações dos grupos de alunos.
Terminadas as apresentações, coube ao júri avaliar e chegar a um consenso quanto aos prémios a atribuir às respetivas equipas, por categoria. Por sua vez, a entrega dos prémios em palco ficou a cargo dos diferentes membros do júri, além de outros docentes do Politécnico de Setúbal, como o caso do subdiretor da ESCE, João Nabais.
Desde o melhor espírito de equipa, com o prémio “Unidos até ao próximo byte” até ao grupo com melhor capacidade de comunicação e de liderança, com os prémios “Developers do conteúdo” e “Líderes do multiverso”, todos as equipas de trabalho foram premiadas com certificados com diferentes categorias. De igual forma, a capacidade criativa (prémio “Criadores Digitais”), a capacidade de organização (prémio “Geeks do planeamento”) e a maior proatividade (prémio “Streamers de dinâmica”) foram outras das distinções atribuídas.
O mesmo aconteceu, ainda, com o reconhecimento de competências como a resiliência e sentido de responsabilidade, com a atribuição dos respetivos prémios “Hackers de problemas” e “Terabytes de sensatez”.
Como foi possível verificar ao longo da semana, o talento destes vários estudantes desenvolveu-se dia após dia, tendo sido reconhecido nesta cerimónia de encerramento, “Bem-vindos a um Horizonte Infinito”.
Como seria expectável, foi também feito um agradecimento especial ao professor Arlindo Dias, que acompanhou estes alunos durante toda a semana. O vice-presidente do Politécnico de Setúbal, Carlos Mata, pediu uma salva de palmas ao docente, pela sua capacidade de transmissão de competências tão relevantes a este grupo de participantes. “Acreditem no vosso talento e não desistam nunca”, ressalvou o professor Arlindo.
Para terminar este último dia de WOT, o vice-presidente do IPS não deixou de agradecer aos parceiros desta academia, desde a Câmara Municipal de Setúbal até à Associação Académica do IPS e à Forum Estudante. Dirigindo-se já aos participantes, Carlos Mata concluiu “que esse vosso talento, que é uma grande onda, possa refletir-se também no vosso futuro”.