Na academia Art & Cultura, organizada pela Forum Estudante em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, a criatividade está em foco. Por isso, durante a manhã os nossos participantes puderam colocar as mãos na massa e testar os seus dotes artísticos moldando barro e fazendo um esboço. Pela tarde e depois de um almoço na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, os nossos participantes fizeram um percurso que ligou a Mata Rainha D. Leonor até ao Termal.

Uma experiência que molda

Antes de meter as mãos na massa, visitámos o Espaço da Concas, para os 50 participantes do ensino secundário e profissional que compõem a academia Art & Cultura pudessem participar aquilo com que iam trabalhar: barro. Haviam vários moldes à disposição e à sua escolha, estando eles também à vontade para dar asas à criatividade, no momento da atividade, que se realizou no Atelier-Museu António Duarte.

 

Foto barro

 

Feitas as peças e estando elas a secar, era altura de ir ao Museu Barata Feyo e perceber qual seria o próximo desafio em mãos. Os estudantes foram desafiados a fazer um esboço da personagem “Zé Povinho”, criada por Rafael Bordalo Pinheiro, podendo dar a sua visão, usando críticas ao mundo atual.

Em conversa com a Forum, Marta Pereira, a técnica superior da Câmara Municipal das Caldas da Rainha que acompanhou a atividade, referiu: “a atividade do barro é sempre muito solicitada e é uma experiência interessante”.

 

 


Caldas da Rainha, Casa de Artistas

Nas Caldas da Rainha conseguimos encontrar Museus em homenagem a diversos artistas que nasceram ou se radicaram nesta cidade do Oeste. Alguns dos espaços que podes encontrar nesta cidade são o Espaço da Concas, o Museu José Malhoa ou o Museu Barata Feyo.


 

“Durante o intervalo das atividades também vamos dar uma oportunidade de forma autónoma visitarem os museus e temos lá pessoas para explicar, se necessário”, continuou. “A primeira atividade é para eles terem noção do que é um molde e a moldação, já a segunda é desenho à vista”, explicou.

 

Foto desenho

 

Experimentar a dieta mediterrânica

O almoço foi na Escola de Hotelaria e Turismo de Oeste, onde fomos recebidos pelo Diretor, Daniel Pinto que nos deu as boas-vindas e apresentou os responsáveis pela preparação do almoço deste dia: os chefs Luís Tarenta e Paula Domingues. Seguindo uma dieta mediterrânica, os participantes da Art & Cultura deliciaram-se com iguarias como: quiche de queijo e cogumelos, salada grega, salada romana, frango à púcara, garoupa com todos e sobremesas como semifrio de natas e bolacha e leite-creme com frutos vermelhos.

  
TESTEMUNHO

«Na ESAD gostei imenso de testar a minha criatividade...»

 

DSC 5863 

 

“Estou a gostar muito da companhia e conhecer novas pessoas foi sempre algo que me entusiasmou. Reúnem-se aqui pessoas de diferentes pontos do país e dá para aprender um pouco sobre tudo. Gostei imenso de ir à Batalha e conhecer a região. Na ESAD gostei imenso de testar a minha criatividade e fazer um pin na oficina digital".

Íris Rêgo, 16 anos, Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

Da Mata Rainha D. Leonor até ao Hospital Termal

Era preciso queimar as calorias do almoço e para tal, contámos com a ajuda da Geóloga da Geoparque Oeste, Inês Marques, que nos conduziu por uma visita guiada desde a Mata Rainha D. Leonor até ao Hospital Termal. Contando-nos histórias sobre a região, desde o tempo dos dinossauros até à modernidade, os participantes percorreram a Mata que aqui reside desde o século XV.

Passou-se assim mais um dia da Art & Cultura, em jeito de preparação para o último, que nos vai conduzir a Leiria onde iremos passar pelo Castelo.