As despedidas já tinham começado no dia anterior. A manhã começou e camisolas continuavam a ser assinadas, bem como os blocos de notas. O último dia da academia Art & Cultura foi passado na cidade de Leiria, com uma visita ao Museu da Imagem em Movimento - M|I|MO e a tarde a ser passada no Jardim Luís de Camões em convívio.

O M|I|MO de visita

Depois de uma caminhada até ao M|I|MO, os participantes foram divididos em dois grupos, de maneira a conseguirem explorar calmamente as diferentes salas do museu, que se situa no Largo de São Pedro, junto ao Castelo. Uma das visitas, foi à exposição "Artistas na Fábrica", que explora os trabalhos de três artistas que realizaram o seu trabalho na região de Leiria, durante a 2ª Guerra Mundial: Manuel Filipe, Tereza Arriaga e Jorge de Oliveira.

 

Imagem Artigo dia 5

 

Nesta visita, os estudantes era convidados a observar as obras, que retratavam as condições de trabalho da classe operária durante a época e posteriormente a fazer uma reflexão acerca das mesmas na atividade "Quem és tu?". Depois de uma reflexão em conjunto, os alunos apresentavam a personagem que criavam aos restantes colegas.

 

 


História do M|I|MO

Fundado em 1996 por ocasião do centésimo aniversário do Cinema em Portugal. A missão do museu passa pela "recolha, salvaguarda, conservação e inventariação de objectos e técnicas relacionadas com as imagens em movimento". Originalmente denominado Museu da Imagem, mudou o nome no ano de 1999 de maneira a melhor responder "aos conteúdos da exposição permanente".


 

 

 

Entre visitas, os nossos participantes passaram também pela Oficina do Olhar, o espaço lúdico e interativo do museu onde podiam manipular diferentes objetos relacionados com a imagem em movimento. 

 

Foto Artigo dia 5 2

 

Na exposição "Fascínio do Olhar", os participantes encontravam mais detalhes sobre a evolução do cinema ao longo da sua história. Foi possível observar nesta exposição o desenvolvimento das câmaras ao longo da história. 

Despedidas

Após o almoço, os participantes da Art&Cultura tiveram direito a mais um momento de convívio. No Jardim Luís de Camões, no centro da cidade de Leiria, os 50 estudantes do ensino secundário e profissional partilharam os últimos momentos em grupo, fazendo jogos, conversando e escrevendo dedicatórias tanto nas camisolas como nos seus cadernos.