#1 Há alterações ao calendário de exames? 

Sim. A ocorrência de uma terceira vaga da pandemia da Covid-19 em Portugal obrigou a uma suspensão letiva, no início de 2021. Desta forma, a primeira fase dos exames nacionais vai passar de junho para julho e a segunda fase decorrerá em setembro, em vez de julho, à semelhança do que se registou em 2020. "Como no final do ano vamos ter mais uma semanal de aulas, o calendário escolar andou todo para a frente", justificou o ministro Tiago Brandão Rodrigues, em fevereiro. 


Calendário de Exames

 

Realização de exames 1.ª fase | 2 a 16 de Julho
 Afixação de resultados 1.ª fase | 2 de agosto
Realização de exames 2.ª fase | 1 a 7 de setembro
 Afixação de resultados 2.ª fase | 16 de setembro 


 

#2 Apenas se realizam os exames necessários para entrar no ensino superior?  

Sim. Com base na recomendação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), os estudantes vão apenas realizar os exames necessários para entrar no ensino superior. Assim, a adoção deste regime especial implica que, tal como no ano passado, a avaliação e aprovação no ensino secundário fica dependente apenas da nota interna. Já a realização de exame fica reservada para as específicas (cujo peso varia entre 35% e 50%).

#3 É possível fazer melhoria?

Tal como no ano letivo passado, não é possível realizar exames nacionais para subir a classificação interna obtida a uma disciplina. Contudo, continua a existir a possibilidade de realizar exames nacionais como equivalência à frequência realizadas por alunos externos, bem como no caso de um estudante que anule a disciplina durante a sua frequência. 

               

 

Como fazer a inscrição nos exames nacionais?


Inscrições para os exames nacionais arrancaram no dia 24 de março, através de uma nova plataforma online. Sabe tudo sobre o processo de inscrição aqui.


 

 

#4 Há normas excecionais para a estrutura dos exames? 

Sim. Logo em outubro de 2020, o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) revelou que, em 2020/2021, serão repetidas as normas excecionais criadas no ano letivo anterior. Isto implica a integração de um conjunto limitado de perguntas com a mesma cotação em que apenas as melhores pontuações são levadas em conta. Tal como no ano passado, o ratio entre estes dois tipos de perguntas vai variar de prova para prova, tendo em conta a especificidade da disciplina. 

 
#5 Já se sabe se haverá mudanças nos exames?  

Sim. De acordo com o presidente do IAVE, para 2020/2021, será procurada uma solução “mais equilibrada”, que deverá passar pelo aumento do número de perguntas obrigatórias. Outra das novidades para este ano é a proibição de consulta de dicionário nos exames finais nacionais de Línguas Estrangeiras, depois de, no ano passado, essa interdição ter sido suspensa. 

 

 


Continuas com dúvidas? Contacta a Forum Estudante diretamente e coloca-nos a tua questão pelo WhatsApp, através do número 937 209 126. Clica no ícone para enviar mensagem


 

 
#6 A via de acesso para diplomados de cursos profissionalizantes continua a existir?

Sim. O concurso especial criado durante o ano passado continua a ser uma realidade, sendo destinado a alunos titulares de cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados. Ao abrigo desta nova via de acesso ao Ensino Superior, os candidatos realizam provas regionais, ou seja, fazem uma exame numa instituição de ensino superior próxima da sua área de residência. No ano passado, foram criadas 14 provas, através de consórcios regionais, que avaliaram conhecimentos em áreas científicas diferentes. 

#7 Existe uma fórmula de cálculo para acesso dos diplomados de vias profissionalizantes? 

O diploma que regula esta nova via de acesso prevê que as condições do concurso especial de acesso sejam fixadas pela instituição de ensino superior. Contudo, existem algumas orientações. A classificação final do curso deve ser ponderada, no mínimo, em 50%. Por outro lado, pelo menos 20% da classificação deve estar reservada para as provas finais PAP, PAF ou PAA). Os restantes 30% poderão dizer respeito às classificações nas provas teóricas ou práticas realizadas. 

Recapitula todos os passos até ao ensino superior neste artigo da Forum Estudante!