A campanha europeia #WaterOfTheFuture foi lançada ontem, dia 22 de março, na Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa. No Dia Mundial da Água, o lançamento decorreu em simultâneo nos nove países parceiros. Esta campanha pretende sensibilizar 59 milhões de jovens de vários países a terem um papel ativo e a mobilizarem a sociedade e os decisores políticos no combate à escassez de água.
No painel de apresentação foi exibido o spot da campanha, a divulgar em canais de televisão dos países parceiros e nas redes sociais em associação a um conjunto de mensagens sobre os desafios e possíveis soluções relativas à água doce disponível. Uma conversa com duas influencers de sustentabilidade, Catarina Barreiros e Joana Guerra Tadeu, abordou o impacto da pegada hídrica, visível em muitas das nossas ações diárias, mas também oculta, por exemplo, em muitos produtos que consumimos, e reflete sobre a forma como esta campanha e outras iniciativas poderão motivar uma mudança de comportamentos.
“Tendo em conta os recorrentes episódios de seca em Portugal que fazem suspender a produção hidroelétrica ou aparecer aldeias submersas, com as autoridades a apelarem ao consumo responsável de água, os desafios globais são cada vez mais locais”, refere o comunicado do evento. O impacto das alterações climáticas deixa de ser algo improvável, conotado com lugares distantes e desérticos, para se tornar algo comum e próximo.
No ano europeu da juventude, esta campanha representa uma “oportunidade para reforçar o importante papel que os jovens podem ter no combate às causas e efeitos das alterações climáticas”, acrescenta o comunicado. Uma realidade que está a afetar de forma drástica o Planeta e as pessoas, nomeadamente quanto à água disponível para consumo, da qual o futuro depende.
Em Portugal, o projeto conta com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) e pela FUEL.
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