No Chipre, uma iniciativa da Unidade de Educação para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (EESD), do Ministério da Educação, mobilizou a comunidade escolar para a plantação de plantas e árvores com o objetivo de criar espaços verdes na sua vizinhança. As unidades "I Go Green" têm como objetivo, segundo a responsável pelo EESD no Chipre, Aravella Zachariou, "melhorar a performance de aprendizagem e de sucesso escolar dos estudantes", mas, ao mesmo tempo, proporcionar "uma aprendizagem interactiva" enquanto torna as "escolas mais resilientes a nível climático".

A iniciativa mobilizou, até ao momento, 44 escolas, 618 educadores, 6.094 estudantes e conta com 11.220 plantas plantadas, de acordo com informações do site oficial. Além de mobilizar a comunidade escolar, a atividade também reuniu o apoio das famílias, com pais e avós a participarem nas atividades. 

 

gaf clickz gryMACx9reI unsplash

 

De acordo com a reesponsável,  Aravella Zachariou, o programa ajuda a "criar comunidades que são mais sustentáveis, equitativas e saudáveis"

Este ano, no âmbito da Semana Erasmus, uma das escolas participantes recebeu estudantes e professores de escolas da região da Catalunha, Espanha. "Penso que estas atividades são muito boas para a proteção ambiental e ajudam as crianças que participam a aprender coisas que se fazem em outras escolas e países", afirmou um dos estudantes catalães, antes de completar: "Na Catalunha, nós temos iniciativas semelhantes."

De acordo com a Euronews, países como a Grécia, os Países Baixos e a Sérvia e instituições como as Nações Unidas (ONU) e a UNESCO já demonstraram interesse no projeto, que tem um custo de 500 mil euros anuais.