As férias de Verão ainda agora estão a começar, mas já há quem pense no regresso às aulas. Este ano, a plataforma lançada pela startup tecnológica The Loop Co., para além de calculadoras gráficas e manuais escolares reutilizados, apresenta também manuais novos e ‘carbon free’ com a possibilidade de serem adquiridos com Voucher MEGA - vouchers que permitem a aquisição gratuita de manuais escolares.

Os novos manuais têm como objetivo "ser os manuais da próxima geração", refere a plataforma, em comunicado. Guiados por uma política ‘carbon offset’, todas as emissões de CO2 e recursos florestais consumidos no processo produtivo e transporte até ao retalhista são compensadas através do investimento de parte da margem em projetos certificados de compensação carbónica, como projetos de reflorestação.


Manuel Tovar, cofundador da Book in Loop, refere que “estes novos livros escolares são mais uma opção que oferecemos, que permite alimentar o sistema circular e minimizar os impactos negativos associados à produção e aquisição de manuais. Estamos muito entusiasmados por, finalmente, os podermos apresentar ao público e iremos continuar a trabalhar para conseguir uma gama cada vez mais diversificada e otimizada”.

Com o objetivo de “gamificar” a compra de manuais, a Book in Loop lança ainda a “Green Books”, onde os alunos, por cada compra realizada na plataforma, recebem “árvores digitais”. Todos os utilizadores terão um código pessoal que podem partilhar com amigos caso este seja utilizado numa compra, ambos ganharão mais árvores, podendo assim subir a sua classificação pessoal.  Semanal e mensalmente, serão atribuídos prémios a alunos Book in Loop, como por exemplo, IPhones recondicionados, auriculares Bluetooth, scooters elétricas, entre outros.

Esta competição será ainda alargada a escolas, sendo que todas as árvores recolhidas pelos alunos serão “plantadas na floresta digital” da escola a que pertencem. A escola com a floresta digital com mais árvores será premiada e receberá o título de "Escola Verde do Ano".

Para saberes mais clica aqui.