Testemunho de uma experiência no ensino superior
Licenciatura em Audiovisual e Multimédia vs licenciatura em Artes Multimédia

A escolha de um curso para entrar na faculdade é bastante complicada. No meu caso, em particular, desde o 9º ano que procurei decidir e encontrar uma área de que gostasse e que quisesse seguir. A escolha não foi nada fácil, dado que no final do 12º ano ainda não sabia o que haveria de seguir. Estudei artes visuais no secundário, sendo que estava inclinada em seguir belas artes, nomeadamente artes e multimédia, no entanto, depois de muita "dor de cabeça" acabei por escolher audiovisual e multimédia na ESCS (escola superior de comunicação social).
Este curso, ao contrário do que inicialmente pensava, não envolve a vertente artística. Para quem pretende seguir um curso é importante conhecer primeiro a faculdade em o mesmo se insere. Relativamente ao curso de Audiovisual e Multimédia, este faz parte de uma escola de comunicação social pelo que todos os cursos nesta escola estão relacionados com a área.
Em Audiovisual e Multimédia, o licenciado tem de executar o que o cliente pede, pelo que não pode colocar no trabalho que vai executar, o seu gosto pessoal de modo tão livre quanto o que um artista pode fazer. É neste ponto que esta licenciatura difere do curso Artes Multimédia, nas Belas Artes.
As palavras que me ficaram bastante marcadas, ditas por um professor meu, foram que ao exercer uma profissão no mundo do audiovisual e multimédia com este curso, o licenciado deve ser capaz de compreender as necessidades do cliente ou das pessoas que o cliente quer atingir, tendo que identificar os principais problemas e segundo estes, procurar uma solução recorrendo às tecnologias do mundo do Audiovisual e Multimédia.

Pontos positivos da escola:
Núcleos:
Tem variados núcleos onde todos os alunos têm a possibilidade de exercer funções que quiserem, relacionadas com as licenciaturas existentes na escola.
Revista (ESCS magazine), rádio (ESCS fm), fotografia (Número F), programa de televisão (E2) e Captação e edição de vídeo (NAV).
Nestes núcleos existem também workshops ao longo do ano com profissionais nas áreas de cada núcleo.

O ambiente: A escola tem um ambiente bastante calmo e acolhedor, onde não existe muita confusão. Existe também um ambiente bastante produtivo e de partilha entre todos os alunos de todas as áreas pois todas se complementa, principalmente nos núcleos.

E é assim. Decidi partilhar a minha experiência pois sei que todos os testemunhos são necessários para uma escolha tão importante.

(Joana Borda D'Água)