A questão é visível à distância: "Terminaste o 9.º ano, e agora?". E, de acordo com Céu Gomes, do Gabinete de Comunicação e Imagem da ANQEP, a abordagem direta tem garantido resultados. "Muitos visitantes identificam-se com a pergunta e procuram mais informação", explica. A partir daí, a resposta dada "vai ao encontro daquele que é o mote do stand - 'Somos Ensino Profissional'". 

 MG 3377

Durante os quatro dias de Futurália, passarão pelo stand da ANQEP um total de 32 escolas. No espaço de mostra, 14 instituições permitem aos visitantes "ter um contacto ao vivo com os projetos desenvolvidos pelos alunos". Já no palco ANQEP, a tónica está nos cursos de artes, com mais de 400 alunos a pisarem o estrado. Para além das presenças mais tradicionais (como de cursos de Design de Moda, Artes do Espetáculo ou Animação Sociocultural), há também espaço para áreas formativas como Apoio à Infância, Apoio à Gestão Desportiva ou Apoio Psicossocial. 

"Durante a Futurália, mais de 400 estudantes
do Ensino Profissional passarão pelo palco ANQEP"
Céu Gomes, do Gabinete de Comunicação e Imagem da ANQEP

A resposta ao "E agora?" materializa-se, durante a Futurália, nas ações das escolas presentes em stand e divide-se em três áreas: Social ID, (R)evolução Digital e E-cologia e Sustentabilidade. Contudo, destaca Céu Gomes, ferramentas como o Portal da Oferta Formativa, do Ministério da Educação, permitem aos estudantes explorar as suas opções de futuro. "Os estudantes podem pesquisar todas as ofertas, de todas as áreas, com acesso a detalhes como planos curriculares, acesso ou qualificações", detalha, antes de concluir: "As respostas também estão aqui"

 MG 3382