O que te levou a participar?
Decidi participar depois de um professor do curso – Miguel Gata – me desafiar. Ele ajudou-me durante todo o processo, nas principais dificuldades que tive. Foi uma grande ajuda. 

Achas que o teu curso te ajudou a ganhar?
Sim, o curso foi importantíssimo na minha vitória. Identifico-me muito com o curso e com todas as disciplinas. Sinto que estou no curso certo e este desafio mostra como ele me tem desafiado a ser mais criativa e a chegar mais longe.

Rita Lopes 1

Como podes descrever o teu trabalho?
Tentei ilustrar cada direito, extraindo, em cada desenho, os pontos principais que encontro em cada um. Por exemplo, sobre o Direito à Segurança, ilustrei uma mulher que se liberta das correntes, para chegar a um espaço de proteção.

Estavas à espera de ganhar?
Não estava. Vi outras participações e eram todas muito criativas. Pensei que conseguiria chegar a um terceiro lugar ou assim. Quando me disseram que ganhei, apeteceu-me chorar e, ao mesmo tempo gritar de alegria (risos).

O que sentes que ganhaste com esta experiência?
Ganhei a perspetiva do que é trabalhar para um objetivo, como num concurso. O prémio será a impressão deste Banda Desenhada e tive a noção do trabalho que é necessário para chegarmos a uma meta que definimos.

Rita Lopes 2