Certamente já terás ouvido falar nos cursos profissionais mas será que sabes como funcionam? Os cursos profissionais são uma das modalidades possíveis para os próximos três anos que te permitem concluir o ensino secundário com uma qualificação profissional. Preparam-te para o mercado de trabalho e permitem-te o acesso ao ensino superior: são uma escolha com dupla vantagem.

Podes escolher a área profissional com que mais te identificas e adquirires competências práticas/técnicas que te preparam para o mercado de trabalho ou para continuares os estudos para o ensino superior.

Os cursos profissionais repartem-se por mais de 100 cursos distintos, cobrindo quase tudo o que possas imaginar em termos de profissões. Tens três anos para ponderares o teu futuro depois do ensino secundário. Aproveita esta nova etapa.

3

A definição do itinerário

Até tens uma ideia do que gostarias de fazer mas não sabes ao certo em que curso os teus gostos e interesses se inserem? Para esclarecer as tuas dúvidas sobre o curso a escolher, poderás consultar o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), através da opção “Consulta do Catálogo” no site www.catalogo.anqep.gov.pt.

Provavelmente não sabes a designação exata de todas as qualificações, por isso deverás escolher as áreas de educação e formação com que mais te identificas. Não te esqueças de selecionar o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, que corresponde aos cursos com dupla certificação (escolar e profissional).

Além da listagem dos cursos profissionais, o CNQ dá-te a possibilidade de consultares os referenciais de formação de cada curso, ou seja, os objetivos do curso e a sua estrutura. Aqui, podes perceber realmente o que vais aprender ao longo do curso e quais são as competências que terás no final dos três anos.

Estes referenciais ajudam-te a entenderes a forma como o curso que escolheres está estruturado (dividido por quatro componentes: formação sociocultural, de formação científica, de formação tecnológica e de formação em contexto de trabalho), qual a carga horária e os objetivos de cada unidade de formação.

 

O local de partida

Depois de decidires o que queres estudar nos próximos três anos da tua vida é fundamental que saibas onde o poderás fazer. Aconselhamos-te a visitar o Portal da Oferta Formativa, em www.ofertaformativa.gov.pt, onde encontrarás a escola com o curso que tu escolheste para a tua nova etapa no ensino secundário.

Este Portal dá-te os contatos das escolas, os cursos que existem e os locais onde estão. Basta entrares no Portal e selecionares “quero estudar”, depois indicares o nível de estudos que pretendes (neste caso o secundário) e finalmente seleciona a região onde queres estudar. A partir daqui tens um mundo de opções à tua espera.

 

Agora sim, estás preparado para embarcar
na viagem dos cursos profissionais que te
proporcionará uma experiência inesquecível.

 

A viagem começa aqui

Agora sim, estás preparado para embarcar na viagem dos cursos profissionais que te proporcionará uma experiência inesquecível. No final dos três anos terás competências profissionais, conhecimentos e valores que te vão dar segurança e confiança para enfrentares os desafios futuros, seja no mercado de trabalho ou no prosseguimento de estudos para nível superior.

1