Chegou o penúltimo dia da Academia Art & Cultura, estando à nossa espera atividades que iam exigir alguma energia. Partimos de Leiria rumo a Óbidos, para fazer um dos percursos da Ecovia da Lagoa de Óbidos.

Saímos do Covão dos Musaranhos com destino ao Parque de Merendas das Salinas. Num percurso reduzido e onde fomos acompanhados por José Lopes, funcionário do município de Óbidos, aprendemos mais sobre a fauna e a flora envolvente da Lagoa.

Segundo José, íamos percorrer um “percurso plano, sem inclinações e grandes perigos”, só tendo os participantes de terem cuidado com o possível aparecimento de melgas. Ao longo da Ecovia foi-nos aconselhado a que fizessemos o menor ruído possível, de forma a não perturbar a vida selvagem que ali habita. A fauna é rica, com a presença de coelhos, lebres, lontras e flamingos. Já na flora, conta-se a presença de algumas espécies invasoras, como é o caso do chorão da praia e da erva das pampas.

 

DSC 3420

 

Ao longo de todo o percurso, os participantes iam tirando fotos e absorvendo a beleza natural do local, tendo-se avistado espécies como garças e flamingos. No final do trajeto, ainda foi possível subir uma escadaria que levava a um miradouro com uma vista panorâmica da Lagoa.

Invasão ao Castelo

Com o almoço no estômago, seguimos rumo a Óbidos, para fazer um Roteiro Literário performativo pela Vila de Óbidos e, mais tarde, visitar a Feira Medieval, que começou hoje, dia 20, e decorre até ao dia 30 de julho.

À entrada da vila, fomos recebidos por Cláudia Pujol, funcionária da Casa José Saramago que nos indicou o caminho até ao edifício que é casa da Biblioteca de Óbidos. Um edíficio construído no século XVI e reabilitado, foram feitas atividades para que os participantes conhecessem melhor a história do nobel da Literatura que cresceu numa aldeia a cerca de 40 quilómetros da vila. Entre sorrisos, houve tempo ainda para a declamação de poemas.

 

DSC 3466

 

Seguiu-se uma visita à Galeria Nova Ogiva e poder olhar para a exposição “Whose Mask”. Uma instalação que pretende colocar o visitante a pensar além de uma máscara que consegue ver. Visitámos também o Museu Municipal de Óbidos, casa de um rico espólio religioso e das obras da artista Josefa d’Óbidos, uma artista que no século XVI conseguiu tornar-se monetariamente autónoma e ter o seu próprio atelier, algo raro na altura.

Antes da entrada na Feira Medieval houve um breve tempo livre, onde todos os participantes aproveitaram para conhecer as ruas da Vila de Óbidos. Com todos à porta do Castelo de forma muito pontual e ordeira para entrar, fomos recebidos pela vereadora da Câmara Municipal de Óbidos, Ana Margarida Reis, que nos deu as boas vindas à feira.

 

DSC 3478

 

Dentro do recinto, os participantes entraram no espírito. Com coroas de flores, fatos alugados (de nobreza e povo), foram à descoberta. Por entre membros do clero, dançarinas, malabaristas, trovadores, cavaleiros, a animação era evidente e nenhum canto do castelo deve ter ficado por explorar.

Amanhã, chega ao fim mais uma academia Art & Cultura, com uma visita pela manhã ao BAG (Banco das Artes Galeria) e à tarde ao Museu de Leiria, antes das despedidas finais e o regresso a casa.