A partir de dia 24 de julho, a Sala Estúdio recebe Manifesta e Demo.cracia v.2019, dois espetáculos que juntam em palco 18 jovens entre os 14 e os 18 anos de idade.
Selecionados através de uma oficina-audição onde participaram cerca de 80 inscritos, este grupo de jovens trabalhou, ao longo da temporada, à volta do tema Democracia, acompanhados pelas atrizes e criadoras Raquel André e Teresa Sobral.
Nos dias 24 e 25 de julho, levam à cena o espetáculo Manifesta, com orientação artística de Raquel André, onde a liberdade, a sociedade, o amor, o tempo e a democracia são questionados por estas 18 vozes, através de manifestos escritos pelos próprios. Logo de seguida, a 26 e 27 de julho, o mesmo grupo sobe novamente ao palco da Sala Estúdio, desta vez para apresentar Demo.cracia v.2019 - is missing or has been corrupted, uma criação conjunta de Teresa Sobral e dos 18 jovens envolvidos no projeto, onde é dada voz àqueles que sofrem sem ter como se defender.
O K Cena desenvolve-se, simultaneamente, em teatros em Mindelo (Cabo Verde), Salvador da Bahia (Brasil) e Viseu (através do Teatro Viriato), aos quais se juntou, a partir deste ano, o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, envolvendo dezenas de jovens em cada uma destas cidades, que criam espetáculos em torno de um tema comum. Na temporada 2018-2019, o tema escolhido foi a Democracia, que deu origem a 5 espetáculos distintos, apresentados em 4 cidades diferentes. Cada um com a sua seleção e projeto, mas todos partilhando o mesmo tema de trabalho, num verdadeiro espírito democrático.
Manifesta e Demo.cracia v.2019 têm entrada gratuita em todas as sessões, mediante levantamento de bilhetes na bilheteira do D. Maria II. Em 2020, o K Cena estará de regresso ao D. Maria II, com apresentações de 17 a 19 de julho.