"É para colmatar a distância física", que se regista durante as próximas semanas, o Teatro "leva à cena" a iniciativa online D. Maria II em Casa. A partir de hoje, o Teatro D. Maria II terá "uma programação diária exclusivamente online e gratuita".

Os espetáculos online são transmitidos todas as sextas e sábados, às 21h e ficarão disponíveis até ao final da D. Maria II em Casa. Desta programação, fazem parte produções e coproduções do D. Maria II que estrearam nos últimos anos e que agora, pela primeira vez, podem ser vistas em casa.

 

D. Maria II TNDM II Filipe Ferreira

 

O primeiro espetáculo a ser transmitido será o "Montanha Russa", de Inês Barahona e Miguel Fragata, no dia 21, às 21h, na Sala Online do D. Maria II. O calendário com os restantes espetáculos será revelado brevemente em www.tndm.pt.

Um palco e um movimento

Simultaneamente, o Teatro D. Maria II incentiva a criação e partilha de teatro, com o Movimento D. Maria II em Casa. Através deste desafio, qualquer pessoa pode gravar vídeos com pequenas peças de teatro em família, recriações de cenas famosas de teatro, cinema ou televisão, histórias inventadas ou leituras de textos.

 

Montanha Russa. Neste espetáculo, cresce-se em cena

A mensagem está colocada na bilheteira e deixa um aviso (obrigatório por lei): "Neste espetáculo, fuma-se em cena e é utilizada luz estroboscópica". Se os cigarros atrás do pavilhão e as luzes psicadélicas são ambientes que facilmente se ligam à vida adolescente, "Montanha Russa" procura mais do que a mera associação fácil, evitando o lugar comum, asseguram os seus criadores.


Os vídeos devem ser partilhados a partir de hoje, dia 20 de março, no Instagram ou no Facebook com as hashtags #dmariaiiemcasa, #teatroemcasa e #ficoemcasa. O Teatro Nacional D. Maria II irá partilhar os melhores vídeos nas suas redes sociais. No final, haverá ainda prémios para os vídeos mais originais: assinaturas de 20, 10 e 5 espetáculos, para a próxima temporada do D. Maria II.