Foram apurados 15 jovens com 13 projetos para participarem no certame internacional na Bienal de Jovens Criadores da CPLP, que decorre de 24 a 28 de julho, em Angola. Os cinco premiados com prémios de valor monetário de 1 000€ cada um, foram anunciados numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Doutor João Paulo Rebelo e do Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude Engenheiro Francisco Maria Balsemão.

Das 13 áreas a concurso, os prémios de valor monetário, foram atribuídos na área do Cinema, ao projeto “The Voyager” realizado por João Gonzalez Cunha e Couto Almeida. Encontrou-se também premiado o projeto “Trilhos” da categoria de Artes Plásticas e com a autoria de Luísa Grácio Nunes Sanchez Salvador. Na área de Joalharia destacou-se o projeto “After hours” desenvolvido por Sara Saraiva Câmara Leme. Foram também premiados Diogo Paulo Conduto de Castro Guimarães e Teresa Ludovice Lança Tamm Correia com o projeto “_AIRDRESSING” desenvolvido na área de Arquitetura. O quinto prémio monetário foi atribuído a Jorge Filipe Pinto Ramos, na categoria de Música com o projeto intitulado de “Lessons of the future”.

A Mostra Nacional de Jovens Criadores foi o culminar do Concurso Jovens Criadores 2018, organizado pela Fundação da Juventude, com o apoio do Instituto Português do Desporto e JuventudeNa Mostra Nacional de Jovens Criadores estiveram presentes 79 projetos das diferentes áreas e envolvendo cerca de 100 jovens de todo o país. Para Francisco Maria Balsemão, Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude “é uma honra para a Fundação da Juventude apoiar a criatividade, a produção e a difusão dos jovens talentos nacionais e promover o seu desenvolvimento artístico”.

Pin It