Alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema, Escola Profissional de Teatro de Cascais, Act e Chapitô mostram os seus trabalhos na zona envolvente do Teatro Nacional, num total de 51 apresentações!

Fica aqui um resumo do que vai acontecer no próximo dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro:

No Teatro Nacional Dona Maria II
ESPECTÁCULOS COM ENTRADA LIVRE (CONDIÇÕES DE ACESSO: Os bilhetes para as salas Garrett e Estúdio deverão ser levantados junto da bilheteira, no próprio dia, a partir das 13h. Para o espectáculo A Visita, estarão disponíveis a partir das 10h. O levantamento dos ingressos é restrito a 2 por pessoa e sujeito à lotação das salas).
A VISITA | 11H
ROBINSON CRUSOE | 16H
REI ÉDIPO | 21H30
NUM DIA IGUAL AOS OUTROS | 21H45

TEATRO NA RUA
[13H – 19H30]
Quatro escolas de teatro e artes performativas constroem cenas diversas que se apresentam em locais emblemáticos de Lisboa. Dos lugares onde menos esperamos, surgem manifestações de outras realidades, histórias e personagens. Cerca de 80 alunos mostram os seus trabalhos, com apresentações de 30 em 30 minutos. No final, todos os grupos se reúnem na Praça do Rossio.

LOCAIS (ZONA ENVOLVENTE DO TNDM II) Largo de São Domingos, Rua das Portas de S. Antão, Praça do Martim Moniz, Praça da Figueira, Rua Augusta, Rua Garrett, Praça Luís de Camões, Largo do Carmo, Largo da Misericórdia, Jardim S. Pedro de Alcântara, Estações de Comboios do Cais do Sodré e Rossio, Estações de Metro do Rossio e Baixa/Chiado, Praça D. Pedro IV (Rossio).
Coordenação Joana Craveiro com Escola Superior de Teatro e Cinema, Escola Profissional de Teatro de Cascais, Act e Chapitô

ANTÍGONA NA RUA
Pela Escola Superior de Teatro e Cinema
Fragmentos de cenas escolhidas da “Antígona” (442 a.C.) de Sófocles, reinventadas na via pública. Intervenções teatrais que contracenam com a cidade em dia de festa. No rescaldo de uma guerra fratricida, a cidade de Tebas entrou num novo ciclo de poder: Rei morto Rei posto, Creonte repõe a ordem social. Mas, com uma só acção, Antígona desafia a lei e a tragédia instala-se.

A Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) herdou a experiência de ensino de Teatro do Conservatório Nacional fundado por Almeida Garrett, em 1836, e de quase 40 anos de ensino de Cinema, introduzido no mesmo estabelecimento a partir de 1971. A ESTC foi integrada no Instituto Politécnico de Lisboa em 1985. O objectivo principal da Escola é a formação de profissionais altamente qualificados, técnica e artisticamente, nos domínios do Teatro e do Cinema. | www.estc.ipl.pt

LISISTRATA
Pela Escola Profissional de Teatro de Cascais
A Escola Profissional de Teatro de Cascais apresenta a 1ª cena da comédia grega “Lisistrata”, de Aristófanes, como parte de uma apresentação curricular dos alunos finalistas. A Guerra do Peloponeso enfraquecia a Grécia. As mulheres das cidades gregas, lideradas pela ateniense Lisistrata, decidem tomar uma posição. Fazem uma greve de sexo até que os maridos parem de lutar e estabeleçam a paz.

Fundada em 1992 e propriedade da Câmara Municipal de Cascais e do Teatro Experimental de Cascais (TEC), a Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC) aposta numa formação sólida e diversificada dos seus alunos. Com direcção de Carlos Avilez, um dos mais reconhecidos encenadores a nível nacional, a EPTC formou dezenas de alunos que são hoje profissionais de sucesso nas diversas áreas da interpretação, do teatro à televisão. Os cursos da EPTC são financiados pelo Ministério da Educação. | www.eptc.pt.

LUGARES COM PERNAS PARA ANDAR
Pela ACT
Este é um exercício de improvisação, com regras pré-estabelecidas, mas invisíveis a um olhar desprevenido, e que tem como objectivo principal permitir a um actor expandir as imagens, as emoções e os sentidos presentes num texto, de forma poética e teatralmente significante. Os actores agem sobre a percepção do espectador, sobre a relação que este tem com o espaço e com o tempo que o envolve e do qual nem sempre está consciente.

Criada em 2000, a ACT – Escola de Actores é uma associação sem fins lucrativos que nasceu como resposta à inexistência em Portugal de formação adequada às técnicas de representação para cinema e
para televisão. Patrícia Vasconcelos, directora de Casting, Elsa Valentim, João Canijo, Nicolau Breyner e António Pedro Vasconcelos são os impulsores e criadores da ACT que, até aos dias de hoje, tem formado e acompanhado a carreira de alguns dos mais reconhecidos actores em Portugal. O Curso de Formação Profissional de Actores é a iniciativa mais conhecida da ACT, pela qualidade da formação que disponibiliza e pelo prestígio e reconhecimento que tem atingido a grande maioria dos alunos formados pela instituição. | www.act-escoladeactores.com.

ARTES NO AR
Pelo Chapitô
Os alunos do Chapitô apresentam quatro cenas distintas inspiradas nas Artes Circences: Ar-tes Jovens intérpretes desenvolvem performances circenses num espaço público; MalaBar A mala, símbolo da vida itinerante e do circo, serve de suporte a fabulosos números de malabarismo; Respublica Quadros dramaturgico-circenses interpretam, em estilo caricatura, o apogeu da República na Lisboa de 1910; Saias, Saiotes e Culottes Retratos vivos deambulantes da figura Tété – a 1ª Mulher-Palhaço na
Europa.

Fundada em 1991, a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô (EPAOE), corresponde a um projecto de ensino profissional artístico. A EPAOE oferece dois cursos de Artes do Espectáculo: Interpretação e Animação Circenses, que forma artistas preparados para a interpretação no teatro, dança, variedades vocacionadas para a expressão circense, em espectáculos próprios ou dirigidos por outros; Cenografia, Figurinos e Adereços, que forma técnicos de realização plástica marcados pelo imaginário circense, respondendo cenicamente a uma grande mobilidade e maleabilidade em total interacção com os intérpretes. | www.chapito.org.

LOCAIS E HORÁRIOS DE ACTUAÇÃO
Largo de São Domingos 13h EPTC / 14h30 Chapitô / 16h ACT / 17h30 ESTC
Rua das Portas Santo Antão 14h ESTC / 15h30 ESTC / 17h Chapitô / 18h30 ACT
Praça do Martim Moniz 13h ACT / 14h30 ESTC
Praça da Figueira 13h30, 15h, 16h30, 18h Chapitô
Rua Augusta 13h30 Chapitô / 15h ESTC / 16h30 ACT / 18h ACT
Rua Garrett 14h Chapitô / 15h30 ACT / 17h ESTC / 18h30 ESTC
Praça Luís de Camões 13h Chapitô / 17h30 ACT
Largo do Carmo 14h30 EPTC / 16h ESTC / 17h30 Chapitô
Largo da Misericórdia 13h30 ACT / 15h ACT / 16h30 Chapitô / 18h ESTC
Jardim São Pedro de Alcântara (miradouro) 13h30 ESTC / 15h Chapitô / 16h30 ACT / 18h ACT
Estação de comboios do Cais do Sodré 13h30 ACT / 15h ACT / 16h30 ESTC / 18h Chapitô
Estação de comboios do Rossio 13h ESTC / 14h30 ACT / 16h Chapitô
Estação de metro do Rossio 14h ESTC / 15h30 Chapitô / 17h ACT / 18h30 ESTC
Estação de metro da Baixa-Chiado 14h ACT / 15h30 ESTC / 17h ESTC
Praça D. Pedro IV (Rossio) 18h30 Chapitô / 19h Concentração dos grupos

Site oficial do Teatro Dona Maria II