A exposição integra fotografias inéditas de Prince da autoria de Steve Parke, diretor de arte do músico durante 13 anos, numa parceria com a Iconic Images, uma das mais conceituadas agências de gestão de arquivos fotográficos do mundo, que após o sucesso da exposição 'Iconic Bowie', no ano passado, partilha agora, em imagens, alguns dos melhores momentos de Prince.

A exposição é composta por mais de 50 fotografias e conta com a curadoria de Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, crítica de arte, autora de livros e curadora que trabalha com a Iconic Images, museus e galerias de todo o mundo, e de Ana Moura, fadista e artista amiga de Prince, que é também o destaque principal do cartaz musical paralelo da mostra, estando prevista uma atuação num registo de conversa cantada em tom intimista de algumas versões de Prince, assim como a partilha de histórias, no dia da inauguração da exposição, dia 12 de setembro. Sobre a sua ligação a esta exposição, como co-curadora, Ana Moura afirma que “vão existir também momentos musicais, filmes, histórias e algumas surpresas preparadas por mim. Vamos celebrar esta grande lenda da história da música”.

As fotografias que integram a exposição são da autoria de Steve Parke e fazem uma “viagem” pelos férteis anos 90, apanhando alguns períodos mais icónicos da carreira de Prince Rogers Nelson. "A exposição revela o lado mais íntimo e sedutor do lendário músico de Minneapolis: criativo, brincalhão, irreverente, extrovertido, mas também terno e um génio introspetivo. Este é o resultado da relação única entre Steve Parke e o cantor. Ele trabalhou lado a lado com Prince ao longo de 13 anos como diretor de arte no seu estúdio em Paisley Park ”, refere a curadora Cristina Carrillo de Albornoz. Parke é um fotógrafo, ilustrador e designer premiado. Durante 13 anos trabalhou para Prince como seu diretor de arte na casa-estúdio Paisley Park, criando e desenhando tudo, desde capas de álbuns e guitarras de pintura manual, até merchandising e desenho de tours e vídeos, entre outras tarefas improvisadas. Em 2017, publicou o livro de sua autoria Picturing Prince: An Intimate Portrait. No dia da inauguração da exposição, dia 12 de setembro, Steve Parke estará presente para a apresentação e lançamento deste livro, em exclusivo, na Almedina em Portugal

Durante os dois meses da exposição PRINCE: As Never Seen Before by Steve Parke são vários os momentos de festa e celebração previstos no cartaz da programação paralela: Prince Tribute, uma festa e tributo de vários músicos com coordenação do baterista e produtor Fred Ferreira, numa co-produção com o HardClub Porto (dia 5 de setembro), lançamento do Livro/Catálogo Picturing Prince: An Intimate Portrait (livraria Almedina, ArrábidaShopping), com presença de Steve Parke, exibição em sala UCI Arrábida 20 de títulos com Prince que prometem fazer reviver filmes marcantes em grande ecrã, a par de momentos musicais com Ana Moura e outras surpresas.

Foto: Steve Parke©Iconic Images