A FPF tem como principal objetivo com esta colaboração, «trabalhar a mentalidade colectiva dos portugueses, fazê-los sentirem-se mais capazes, mais destemidos, mostrar que não existem impossíveis e que ninguém nasce herói. Que com trabalho e dedicação, todos os sonhos se alcançam», explica em comunicado. O slogan é: " Conquista o Sonho". «Quebra-se o paradigma do futebol pelo futebol, desenvolvendo e trabalhando a ideia de colectivo, de pertença e superação diária. Tudo motes que não são somente aplicados ao futebol, mas ao nosso dia-a-dia, seja em colectivo ou como indivíduo. "Conquista o sonho" é claramente uma história de superação, de resiliência, em que o sonho sem trabalho é pura ilusão, assumindo-se ainda de que nada é tão nosso quanto os nossos sonhos», explicam os mentores deste projeto.

Nele participam um grupo de artistas visuais, que estão na linha da frente no que temos de melhor em Portugal no que à arte urbana se refere, para que durante o período que precede o Mundial, se desenvolva um conjunto de intervenções por diversas cidades do País, do litoral ao interior, de norte a sul, que inspirem as comunidades. Tudo sob curadoria de Lara Seixo Rodrigues, criadora do projeto Lata 65 | Workshop de Arte Urbana para Idosos, dos festivais WOOL | Covilhã Arte Urbana, ESTAU | Estarreja Arte Urbana e MURALIZA | Festival de Arte Mural de Cascais e responsável pela exposição ATTERO de Bordalo II.

O coletivo de artistas selecionado contempla nomes consagrados e talentos emergentes da arte urbana nacional, com trabalhos elaborados do graffiti ao 'stencil', passando por todos os géneros, estéticas e técnicas habitualmente referidas como pós-graffiti com influências contemporâneas de ilustração figurativa. As peças e murais a desenvolver no âmbito deste projeto são representações únicas e inéditas do movimento "Conquista o Sonho", sem quaisquer fins lucrativos e com o objetivo único de servir e inspirar os portugueses.

Com intervenções já realizadas na Covilhã, Portimão, Beja e Porto, "Conquista o Sonho" passa também por Aveiro, Paredes de Coura e termina na Grande Lisboa, com intervenções no bairro da Jamaika no Seixal e no Bairro da Liberdade. Estas últimas intervenções acontecem de 29 de maio a 2 de junho.