"2019 está a ser um ano especial para o Village Underground Lisboa cuja aposta é tornar-se um espaço de encontro para amantes da música, do street art, sem esquecer todas as outras formas de arte que motivam experiências únicas", explicam os mentores deste espaço cultural em Alcântara, Lisboa.

Para celebrar tão importante marco, o VULX organiza uma festa de entrada livre, no sábado, 11 de maio, com 18 horas de música e dezenas de artistas das mais diferentes áreas. A música será o prato principal das 12h00 às 06h00 com actuações de DJ e revelações de novos talentos ao vivo, como é o caso das cantoras Fábia Maia e Amaura. Neste dia pode ouvir-se R&B, funk, música ligeira, hip hop ou tecno, apreciar-se um momento de teatro, ver as novas pinturas de street art, almoçar, lanchar e jantar no recinto, ou mesmo fazer aquela tatuagem ou corte de cabelo, que ficou na cabeça durante o último ano.

Conhecido por ser eclético na sua programação e gostar de lançar novas ideias durante ao aniversário, neste dia o VULX decide dar início ao CINE-UNDERGROUND com um alinhamento de 4 filmes todos eles relacionados com música em Portugal: A História da Música Electrónica em Portugal de Eduardo Morais, A História do Rock na Margem Sul de Rui Berton, João Tempera e Davide Pinheiro, o documentário sobre os 20 anos do Boom Festival de Ivan Goite e ainda o filme-concerto New Militia , Blasted Mechanism, de Paulo Prazeres. Tudo com curadoria da produtora de vídeo, Droid.id. Todos os filmes são de entrada gratuita e há também conversa aberta com os realizadores.

Às 15h00 espera-se a presença do Presidente da CML, Fernando Medina e a actuação da Banda da CARRIS para celebrar 5 anos da vida deste espaço.

"Mais do que um simples espaço, mais do que 14 contentores marítimos e 2 autocarros da CARRIS, o Village Underground Lisboa tem vindo a marcar Lisboa como cidade criativa e global", acredita a organização. Além de espaço de co-working - recentemente foi considerado o 10º melhor da Europa numa lista de 50 espaços, pela Big 7 Media - o VULX é também palco de eventos culturais de música, exposições, teatro, cinema ou poesia e tem neste momento mais de 15 artistas de street art em exposição, em murais e fachadas de contentores que vão sendo pintados e repintados.

O Buzz Lisboeta, um restaurante dentro do autocarro, é hoje um dos locais míticos da cidade que se enche de famílias e de turistas curiosos. A originalidade e arquitectura desta estrutura já foi motivo de conversa em edições de meios como The Guardian, The Sun, The Sunday Times, Condé Nast ou Coolhunting.