#1 – Uso de Telemóvel

Segundo a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR), só no primeiro trimestre de 2023, em Portugal, registaram-se mais de 11 mil infrações por uso indevido do telemóvel. Este tipo de comportamento nas estradas aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente e provoca um aumento do tempo de reação a situações imprevistas (superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.). A 50 km/h, olhar para o telemóvel durante 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros.

 

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#2 Condução sob o efeito de álcool ou drogas

Os números partilhados pela ANSR em outubro de 2023, são ilustrativos. Um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l. O álcool e as drogas possuem um efeito muito relevante para o acto da condução: alteram os reflexos, a coordenação dos movimentos e a capacidade de perceção. 

 

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#3 Cansaço ou Fadiga

O fator mais desvalorizado de todas as principais causas de acidentes e mortes na estrada. O cansaço impacta a saúde e o bem-estar, sendo a falta de concentração um dos sinais de alerta. De acordo com um estudo de 2023 da revista Nature and Science of Sleep a condução com menos de cinco horas de sono pode ter um efeito semelhante a conduzir sob o efeito de álcool. 

 

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#4 Não utilização do cinto de segurança

Usar o cinto de segurança é um dos fatores mais importantes da prevenção rodoviária. Dados da Prevenção Rodoviária Portuguesa, indicam 75% dos ocupantes ejetados de um veículo morrem. O uso de cinto de segurança aumenta a probabilidade de sobrevivência a um embate até 100 km/h, já sem cinto de segurança o risco de morte em acidente existe a partir de um embate a 20 km/h.

 

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#5 Excesso de velocidade

Até agosto de 2023 mais de 600 mil condutores foram apanhados em excesso de velocidade. Estes são dados da ANSR, que afirma que este é o mês com mais multas. A velocidade é a principal causa de sinistralidade rodoviária, diminuindo tempo de processamento de informação, reação, aumenta a distância de travagem, torna o veículo difícil de controlar, etc.