Durante décadas, foi normal ouvir-se falar da “maldição das adaptações de videojogos ao cinema”. As tentativas, contudo, não deixaram de existir – quase sempre com resultados negativos. As experiências com Super Mario (1993), Alone in The Dark (2005), Prince of Persia (2010) ou Warcraft (2016) são exemplos habituais de “flops”, numa lista em que títulos como Resident Evil (2002) são exceções.
“Os filmes de videojogos têm a reputação de ser… bem, maus”, explicava o especialista Patrick Faller, no portal Gamespot, em 2018. Em termos de popularidade, são notáveis as diferenças para o meio da banda desenhada, que alimenta uma indústria de milhões de dólares. Ainda assim, Patrick Faller destacava o “maior envolvimento dos estúdios de videojogos” no processo de criação dos filmes como uma razão para se ser otimista relativamente a possíveis alterações desta dinâmica.
Os últimos anos trouxeram-nos alguns exemplos que confirmam essa teoria. Em 2019, Detetive Pikachu arrecadou quase 500 milhões de dólares de bilheteria em todo o mundo. Um ano depois, Sonic The Hedgehog desafiou as críticas e os memes iniciais, garantindo, na primeira semana de exibição, 100 milhões de dólares de receitas.
O caso de Uncharted pode ajudar a explicar a aposta neste tipo de adaptações. Mesmo que recolhendo várias opiniões negativas dos críticos cinematográficos, o filme de 2022 é uma das adaptações mais populares de um videojogo ao grande ecrã. Esta dualidade fica patente na sua classificação no site Rotten Tomatoes, ao conjugar um resultado de 41% dos críticos e um 90% do público. As vendas de bilheteira ultrapassaram os 400 milhões de dólares, um valor quase quatro vezes superior ao orçamento de produção.
Outras adaptações de videojogos para séries televisivas em produção
Assassin’s Creed
Mass Effect
Nier: Automata
Alan Wake
Gears of War
Twisted Metal
System Shock
Devil May Cry
Depois do cinema, é agora a vez da televisão fazer parte deste mercado. Em 2019, a Sony criou a PlayStation Productions, uma estrutura dedicada à produção de criação de séries e filmes para a televisão. A empresa tem atualmente dez projetos em andamento, como as séries de God of War e Twister Metal ou os filmes de Days Gone e Ghost of Tsushima. Mais recentemente, em outubro de 2022, a Nintendo também apresentou o estúdio Nintendo Pictures, para criação de “conteúdo visual”.
A lista de videojogos que deverão ser, ao longo dos próximos anos, transformados em séries e filmes para serviços de streaming é longa. Sabe mais sobre algumas das séries ou filmes em produção.
Horizon Zero Dawn
Confirmada pela Netflix em maio de 2022, a série Horizon Zero Dawn é a adaptação do videojogo com o mesmo nome a uma série televisiva. Steve Blackman, conhecido pelo seu trabalho em The Umbrella Academy, já foi confirmado como o líder do projeto. Para já, é sabido que Aloy – a protoganista dos videojogos – será a protagonista central da história desta série, que tem data de lançamento prevista para o final de 2023. “Estou emocionado por poder expandir este jogo notável, criando uma série para todos os tipos de espectadores”, realçou Steve Blackman, na altura do lançamento do projeto.
Fallout
Fallout é uma das séries de videojogos mais populares do mundo, contando com seis jogos principais já lançados e um total de vendas acumulado de várias dezenas de milhões de cópias. A adaptação deste universo a uma série será um exclusivo Amazon Prime Original, contando com os criadores da série Westworld (Lisa Joy and Jonathan Nolan) aos comandos do projeto, com o próprio diretor do estúdio Bethesda, Todd Howard, a ser um dos produtores executivos. Não existe ainda data de estreia confirmada, sendo que é previsto que tal possa acontecer ainda durante 2023. Para já, foram divulgados alguns teaser.
Silent Hill
Anunciada em outubro de 2022, Silent Hill: Ascension será uma série baseada no popular videojogo de survival horror. O facto de J.J. Abrams ter sido confirmado como o principal produtor do projeto causou alguma expectativa, bem como o facto da futura série se assumir como “uma produção interativa”, em que as decisões tomadas ao vivo pelo público têm impacto no enredo. “Esta será uma forma louca, épica e inovadora de mergulhar no terror de Silent Hill”, explicou J.J. Abrams, num evento da Konami. A série deverá chegar ainda em 2023, tendo sido já partilhados alguns teasers.
God of War
Outra das apostas da Amazon é a adaptação de God of War, trabalhando em conjunto com a PlayStation na criação de uma série que acompanhe a história de Kratos e do seu filho, que chegou às consolas em 2018, com o reboot que focou a série no universo nórdico, depois de vários títulos ligados à Grécia antiga. A criação da série foi confirmada pela própria Sony em maio de 2022, depois de circularem vários rumores, sendo expectável que a estreia não aconteça antes de 2024. O diretor do jogo de 2018, Cory Barlog, será um dos diretores executivos do projeto.