"Escolher a área que vão seguir no Ensino Secundário pode ser um drama para muitos alunos e encarregados de educação", recorda a produção do programa, em antevisão do segundo episódio que será transmitido no dia 3 de novembro, domingo, pelas 19h00, na RTP2.

O episódio acompanha os estudantes da turma A do 9.º ano do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes que "estão prestes a ter de escolher", acrescenta a mesma fonte. As razões que sustentam uma decisão (saídas profissionais, conselhos ou paixão vocacional?) serão debatidas, bem como a conceção da Escola como um espaço "para experimentar, errar e voltar a tentar".

 

 

A série documental “Outra Escola” – criada por Filipa Reis, João Miller Guerra e Maria Gil – estreou, no dia 27 de outubro, na RTP2. Ao longo de um total de 13 episódios de 25 minutos, o programa propõe apresentar “diferentes formas de aprender e pensar a educação”. As formas de avaliação e aprendizagem, o processo de decisão, a motivação dos estudantes ou as características de métodos alternativos de ensino serão alguns dos temas que guiam esta viagem.

 


 

Podes assistir ao primeiro episódio de Outra Escola aqui (Link RTP Play)

 

 




Antes da produção desta série, o trio de criadores trabalhou, ao longo dos últimos anos, com estudantes e turmas de várias escolas do país. A partir daí, centrados na questão “como é que se aprende?”, decidiram fazer um conjunto de entrevistas a especialistas sobre educação que são incluídas na série, cruzadas com as conclusões “no terreno”, depois do trabalho com estudantes, professores ou encarregados de educação.

O resultado, conta a co-criadora da série, Filipa Reis, é um diálogo entre o pensamento sobre educação e o que sentem ou pensam os estudantes, professores, encarregados de educação, entre outros agentes educativos.

Para saberes mais, visita: https://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p37873

Pin It