De acordo com a sinopse oficial, o terceiro episódio da série "Outra Escola" vai dar a conhecer os alunos do Curso de Cabeleireiro Unisexo do Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão. O foco estará na motivação destes alunos: "Muitos frequentam o curso porque são obrigados, outros, apenas para obter o certificado, e outros, pela oportunidade de recomeçarem as suas vidas profissionais", avança a mesma fonte.

Esta abordagem serve como forma de procurar resposta à pergunta: "Que desafios encontram aqueles qeu desejam regressar à escola?", procurando compreender o que realmente motiva os alunos.

A série documental “Outra Escola” – criada por Filipa Reis, João Miller Guerra e Maria Gil – estreou, no dia 27 de outubro, na RTP2. Ao longo de um total de 13 episódios de 25 minutos, o programa propõe apresentar “diferentes formas de aprender e pensar a educação”. As formas de avaliação e aprendizagem, o processo de decisão, a motivação dos estudantes ou as características de métodos alternativos de ensino serão alguns dos temas que guiam esta viagem.

 


 

Podes assistir ao primeiro episódio de Outra Escola aqui (Link RTP Play)

 

 


 

O resultado, conta à FORUM a co-criadora da série, Filipa Reis, é um diálogo entre o pensamento sobre educação e o que sentem ou pensam os estudantes, professores, encarregados de educação, entre outros agentes educativos. Os episódios são transmitidos ao domingo, por volta das 19h00.

Para saberes mais, visita: https://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p37873