Um dos mais recentes teasers de 'Avengers: Endgame' inclui apenas uma frase. À medida que algumas cenas do filme se vão sucedendo, ouvimos a voz do Capitão América: “Algumas pessoas seguem em frente. Nós não”. A declaração é o resumo perfeito daquilo que nos reserva o quarto título da saga, depois de, em 2018, Thanos ter [alerta spoiler], literalmente, destruído metade da vida do Universo.

A mesma ideia é sublinhada na sinopse oficial. Depois do final devastador de Avengers: Infinity War, “os Avengers terão de, com a ajuda dos restantes aliados, restaurar a ordem no Universo, independentemente das consequências”. Alguns dos “restantes aliados” deverão mesmo ser caras conhecidas: estão confirmados os regressos de Hawkeye (como Ronin) e de Capitã Marvel, por exemplo.

Na Internet, as teorias são tão numerosas quanto diversas, procurando detalhes em cada frame dos trailers e teasers divulgados. Uma peça central da história reside no plano elaborado pelo Doutor Estranho. Durante Infinity War, o feiticeiro sacrifica a Pedra do Tempo, depois de analisar 14 milhões de visões do futuro. No final, explica a Tony Stark: “Era a única forma”.

O fim de uma era?
“O fim faz parte de qualquer jornada”, diz-nos o site oficial do filme. O quarto título da saga Avengers parece estar realmente associado a uma ideia de conclusão. O portal The Verge escreve que o filme “marca o final da atual geração do Universo Cinemático da Marvel (MCU)”. Um dado que é apoiado pela alegada saída de alguns dos atores principais, como Chris Evans (Capitão América).

O resultado, destaca o crítico Luke Hutchinson, não encerrará apenas este enredo: “Servirá também como capítulo final para a primeira saga do MCU, concluindo a história que se iniciou com o filme 'Homem de Ferro', em 2008”. Desta forma, é expectável que o Universo Cinemático da Marvel entre numa nova fase, a partir do dia 24 de abril.

A divisão dos filmes do MCU em diferentes períodos foi reconhecida pelo próprio diretor dos Estúdios Marvel. De acordo com Kevin Feige, Endgame significa a passagem para a quarta fase – uma etapa em que a Capitã Marvel, interpretada pela atriz Brie Larson, será a personagem central. É essa razão que leva o portal Screen Rant a garantir: “[Brie Larson] é a nova cara do MCU”.