Não obstante o seu valor patrimonial, a região Centro de Portugal "não tem sido capaz de captar um conjunto significativo de produções cinematográficas", realça o Festival Caminhos do Cinema Português, em comunicado. É esta tendência que o festival pretende contrariar, com o desenvolvimento, nos dias 26 e 27 de novembro, das atividades do Programa Incentivar.

O objetivo passa por desenvolver a produção cinematográfica na região Centro. Os trabalhos começam no dia 26 de novembro, com a iniciativa Primeiro Passo, que a organização descreve como "uma oportunidade criada para que o público possa ter uma participação mais activa na cadeia de produção": Procura-se motivar os espectadores a dar um “Primeiro Passo” e propor – em formato pitch – uma história original a um conjunto de produtores de cinema.

 



As melhores propostas vão ser selecionadas e convidadas a realizar uma apresentação de três minutos perante uma plateia de produtores. Além de avaliarem a proposta, estes profissionais vão oferecer um parecer crítico com base na sua experiência e, "se a ideia assim o merecer, poderão a adoptar para desenvolvimento num produto cinematográfico ou audiovisual", explica o CCP. As inscrições estão abertas e disponíveis aqui.


Encontros do Cinema com a Região

No dia 27, será a vez de se realizar uma iniciativa aberta a profissionais da área em que projetos em desenvolvimento prestes a entrar em rodagem serão promovidos e apresentados por produtores aos municípios da região. 

Com o nome Encontros (do Cinema com a Regiao), a ação pretende ser uma "dupla oportunidade que poderá satisfazer produtores e municípios, munindo os produtores de investidores adicionais nas suas produções" e os autarcas de "ferramentas de promoção e desenvolvimento dos seus territórios".

As inscrições para este evento estão abertas e disponíveis aqui.